Navegando por Autor "MACHADO, Maria Cristina Gomes"
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- ItemA formação moral e cívica das crianças brasileiras na Primeira República pela prática da leitura de livros infantis: uma análise de contos pátrios (1904) https://doi.org/10.20396/rho.v17i2.8650408(2017) MACHADO, Maria Cristina Gomes; MARTINELI, Laís PacificoO artigo enfatiza o papel dos livros infantis publicados na Primeira República (1889-1930), no Brasil, para a formação moral e cívica das crianças. Para tanto, discorremos sobre o contexto histórico, em que os livros foram publicados,com ênfase na análise do livroContos Pátrios(1904), de Olavo Bilac (1865-1918) e Coelho Neto (1864-1934), para a compreensão da proposta de educação das crianças brasileiras. Nos anos finais do século XIX, a República se instaurou e a industrializaçãose fortalecia. Nesse contexto, a educação se destacou, tornando-se responsável por preparar o cidadão eleitor, o trabalhador nacional e legitimar o novo regime, cultivando o sentimento de nacionalidade. Por isso, ela começou a ser alvo de discussões e projetos para que se adequasse as necessidades do período. Os livros infantisforam publicados para atender a demanda por material de leitura para as crianças no país e estavam em consonância com o projeto republicano de educação. Contos Pátrios é um exemplo desse material de leitura escolar: buscava desenvolver na criança sentimentos patrióticos e nacionalistas, como amor à pátria, amor ao próximo e à família, mostrava suas responsabilidades, como ser o provedor da família (garotos), e de protetora e daquela que cuida e zela pela família (meninas).
- ItemA matematização da pedagogia: vestígios do cientificismo nas escolas paranaenses(2022) CARAÇATO, Viviane De Oliveira Berloffa; MACHADO, Maria Cristina Gomes; LUCAS, Maria Angélica Olivo FranciscoEste artigo é fruto da pesquisa realizada para a tese de doutorado intitulada “Avaliação da matemática escolar: contribuições da Pedagogia da Escola Nova”. A pesquisa, bibliográfica e documental tem como objetivo apreender as ações implementadas pelo Centro de Estudos e Pesquisas Educacionais (CEPE) na segunda metade da década de 1950 e busca responder à questão norteadora: quais vestígios da matematização da pedagogia podem ser apreendidos nas fontes históricas que fazem parte do acervo pessoal da Professora Pórcia Guimarães Alves, uma representante da Avaliação Objetiva? A investigação, orientada pela História Cultural, tem como conceitos norteadores o de cultura escolar (JULIA, 2001), estratégias e táticas (DE CERTEAU, 2011), e os estudos sobre pedagogia científica (VALENTE, 2016) e (PINHEIRO; VALENTE, 2015). O estudo mostrou forte movimento de observação e direcionamento do ensino, tal que os estudos realizados pelo CEPE, por meio de ferramentas estatísticas, quantificavam o aprendizado e ampliavam a prática de novas estratégias metodológicas e avaliativas a partir de experiências que levavam em consideração os conhecimentos matemáticos. Também foi possível constatar que as práticas inovadoras, adotadas pelas escolas primárias no período de estudo, revelam a preocupação com a matematização da pedagogia e a adoção de critérios e processos que assegurem a objetividade na verificação do rendimento escolar a partir de práticas pedagógicas orientadas e organizadas pelo Centro de Demonstração do Ensino Primário do Paraná.
- ItemA revista O Ensino (Paraná, 1922-1924): possibilidades interpretativas da história da educação por meio da imprensa(2022) SILVA, José Ricardo Skolmovski da; SCHELBAUER, Analete Regina; MACHADO, Maria Cristina GomesEste artigo tem como temática a imprensa pedagógica como fonte de pesquisa. Centramos nossa atenção por meio da seguinte investigação: Quais são as possibilidades que a imprensa pedagógica como fonte nos permite pesquisar a fim de elaborarmos possíveis interpretações da história da educação? Objetivamos investigar a revista O Ensino (PARANÁ, 1922-1924). Trata-se de uma publicação oficial da inspetoria geral do ensino no Paraná. A pesquisa situa-se no campo da história e historiografia da educação e corrobora os esforços empreendidos pelos integrantes do Grupo de Estudos e Pesquisas em História da Educação, Intelectuais e Instituições Escolares. A metodologia utilizada é a pesquisa bibliográfica e documental baseado no materialismo histórico. Como resultados, evidenciamos a revista como um meio de comunicação utilizado pelo governo para direcionar a prática dos professores e para solucionar os problemas que impediam o avanço e desenvolvimento do capital. Dentre as temáticas predominantes, destacamos os métodos de ensino, saúde e higiene, nacionalização e história pátria/cívica, ensino moral, trabalho e progresso.
- ItemImprensa especializada em educação: em destaque o periódico A Instrucção Publica (1872-1875)(2018) LIMA, Sara Talitiane Viana Machado Leandro de; MACHADO, Maria Cristina Gomes; BORGES NETTO, MarioA pesquisa investiga o periódico especializado em educação A Instrucção Publica, criado por José Carlos Alambary Luz e publicado entre 1872 e 1875, no Rio de Janeiro. O periódico se apresentava com o objetivo de identificar os problemas da instrução pública brasileira e propor soluções para a sua organização. Entre os temas veiculados no periódico destacam-se as publicações sobre a organização da instrução pública, com enfoque a formação de professores e os métodos de ensino. A imprensa especializada constitui importante fonte para a história da educação, por apresentar os debates travados pelos diversos grupos. No caso do periódico em estudo, constituiu importante espaço para divulgação de conteúdo educacional, em um período em que a imprensa se constituía como um dos principais veículos de divulgação das proposições dos homens que se envolviam na organização da sociedade, e, consequentemente, da instrução pública.
- ItemLevantamento e catalogação das fontes primárias e secundária da educação brasileira localizada no Estado do Paraná: o itinerário do HISTEDBR-PR(2003) GUHUR, Jean Vincent Marie; MACHADO, Maria Cristina Gomes; HOFF, Sandino
- ItemO processo de institucionalização do Colégio Estadual Dr. Gastão Vidigal: uma análise sobre o currículo escolar (1953-1975)(2022) CARAÇATO, Viviane De Oliveira Berloffa; MACHADO, Maria Cristina Gomes; LUCAS, Maria Angélica Olivo FranciscoO objetivo deste artigo é analisar o currículo escolar implementado pelo Colégio Estadual Dr. Gastão Vidigal, em Maringá/PR, no período de 1953 a 1975. Para tanto, discute-se o processo de colonização do Norte do Paraná, local onde está situado o município de Maringá, bem como a fundação e o desenvolvimento da referida cidade, com o propósito de verificar os fatores que propiciaram a criação do colégio estudado. Além disso, aborda-se a história desse colégio e seu currículo escolar a fim de constatar o tipo de formação destinada à classe estudantil daquele período. Para a realização do estudo aqui apresentado recorreu-se a fontes bibliográficas e documentais, destacando-se as pesquisas realizadas por Luz (1997), Sanches (2002), Reis (2004) e Wachowicz (1995) e os documentos sobre o histórico do estabelecimento de ensino, relatórios de notas dos alunos e jornais, de modo que as informações coletadas foram analisadas à luz do contexto em que foram produzidas. Conclui-se que a instituição de ensino ora estudada contribuiu para a educação escolar da população maringaense e a realizou de acordo com a política educativa vigente, a qual cultuava uma formação cívico-patriótica, em consonância com o desenvolvimento urbano e industrial do país.
- ItemPaulino de Souza: a instrução pública como elemento moralizador(2003) MACHADO, Maria Cristina Gomes; CALVI, Lourdes Margareth