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Navegando por Autor "MACEDO, Maria do Socorro Alencar Nunes"

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    Alfabetização crítica: contribuições de Paulo Freire e dos novos estudos do letramento
    (2020) MACEDO, Maria do Socorro Alencar Nunes; ALMEIDA, Ana Caroline de; DEZOTTI, Magda
    O objetivo desse ensaio é refletir sobre a alfabetização de crianças buscando articular duas perspectivas epistemológicas: a concepção de Paulo Freire sobre a educação e a alfabetização e a teoria dos novos estudos do letramento (NEL), em circulação no país a partir dos anos de 1990 do século XX. Ao buscar responder as perguntas “Que alfabetização queremos para as crianças? Qual o sentido da alfabetização hoje?”, nossas reflexões indicam que uma possível mudança nas práticas de alfabetização passaria por uma transformação da escrita que circula na escola, aliada a uma pedagogia da pergunta e do diálogo, como elementos fundantes da prática pedagógica alfabetizadora.
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    Grupos de pesquisa em alfabetização no Brasil: diálogos com redes de pesquisa
    (2019) SCHWARTZ, Cleonara Maria; FRADE, Isabel Cristina da Silva; MACEDO, Maria do Socorro Alencar Nunes
    Neste trabalho, buscou-se identificar e caracterizar os grupos de pesquisa brasileiros em alfabetização que tematizam o processo de ensino e aprendizagem iniciais da leitura e da escrita. Foram coletados dados da página do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), a partir do termo “alfabetização”, sem recorte temporal. Em seguida, realizaram-se análise da página dos grupos, tabulação e análise dos resultados. Foram identificados 95 grupos de pesquisa que estudam a alfabetização, sendo a maior parte desses localizados no Sudeste do País. Constata-se que a alfabetização vem se constituindo em objeto de investigação por diferentes enfoques temáticos. A alfabetização encontra-se presente em diferentes campos e áreas do conhecimento, revelando o seu caráter interdisciplinar e sua apropriação para a compreensão de fenômenos de ordens distintas.
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    Grupos de pesquisa em alfabetização no Brasil: diálogos com redes de pesquisa
    (2019) SCHWARTZ, Cleonara Maria; FRADE, Isabel Cristina da Silva; MACEDO, Maria do Socorro Alencar Nunes
    Neste trabalho, buscou-se identificar e caracterizar os grupos de pesquisa brasileiros em alfabetização que tematizam o processo de ensino e aprendizagem iniciais da leitura e da escrita. Foram coletados dados da página do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), a partir do termo “alfabetização”, sem recorte temporal. Em seguida, realizaram-se análise da página dos grupos, tabulação e análise dos resultados. Foram identificados 95 grupos de pesquisa que estudam a alfabetização, sendo a maior parte desses localizados no Sudeste do País. Constata-se que a alfabetização vem se constituindo em objeto de investigação por diferentes enfoques temáticos. A alfabetização encontra-se presente em diferentes campos e áreas do conhecimento, revelando o seu caráter interdisciplinar e sua apropriação para a compreensão de fenômenos de ordens distintas.
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    Internacionalização do ensino superior: desafios enfrentados no letramento acadêmico por estudantes de países não lusófonos
    (2021) MACEDO, Maria do Socorro Alencar Nunes
    Este artigo busca compreender os desafios que estudantes vinculados ao PEC-G, oriundos de países em que o inglês e o francês são línguas oficiais, enfrentam na universidade, na apropriação de práticas de letramento acadêmico. Tomamos como referência os estudos sobre letramento acadêmico levados a cabo por e Mary Lea e Brian Street, no Reino Unido, articulados a uma compreensão da língua como prática social, tal como proposta por Bakhtin. Foram realizadas entrevistas com três estudantes do Congo, Camarões e Gana, além da análise de documentos oficiais sobre o PEC-G. Os resultados indicam que os estudantes se apoiam nas suas línguas oficiais como uma estratégia na aprendizagem do português e dos próprios conceitos e conhecimentos do curso de graduação. Indicam que a internacionalização em casa ocorre não apenas pela presença de estudantes estrangeiros, mas também pelo uso do inglês no currículo de seus cursos.

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ISSN 1518-6385

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