Navegando por Autor "MACEDO, Jussara Marques de"
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- ItemGestão do trabalho docente no século XXI: do capital humano ao capital intelectual(2012) MACEDO, Jussara Marques deCompreender as mudanças incididas a partir da crise estrutural do sistema capitalista de produção e reprodução social da vida material, voltadas à área de gestão do trabalho e da produção, são fundamentais para a apreensão das reformas nos sistemas de ensino voltadas à formação de trabalhadores de novo tipo, mais ajustados à nova configuração das forças produtivas e da gestão da produção. Nesse quadro se insere o trabalhador docente, que precisa também ser redimensionado para dar conta das mudanças necessárias para adaptar o trabalho escolar às novas demandas de produtividade e competitividade. Objetivamos explicitar a relação existente entre a centralidade e atualidade da Teoria do Capital Humano e do Capital Intelectual, como norteadores de políticas públicas e privadas de formação para o trabalho docente e a lógica teórica e mercadológica da “sociedade do conhecimento”. Demonstramos que o conhecimento é apresentado como elemento necessário e indispensável para o mais recente modelo de gestão do trabalho pedagógico, embora possa ser visto como elemento de produção da exclusão e da desigualdade. Concluímos que o novo modelo de gestão do trabalho pedagógico relaciona-se diretamente aos novos modelos de formação/qualificação docente para melhor ajuste e conformação às formas precarizadas de trabalho, presentes no século XXI.
- ItemPolíticas de ações afirmativas na Universidade Federal do Rio de Janeiro: uma análise a partir da experiência do curso de história(2022) SANTOS, Matheus do Nascimento; MACEDO, Jussara Marques deA Educação Superior brasileira é excludente, devido ao racismo estrutural. A política liberal meritocrática de acesso e permanência nega a pertinência das Políticas de Ações Afirmativas. Neste artigo, pretende-se analisar como a Lei 12.711/2012 influenciou as ações da UFRJ para garantir o acesso, a permanência e a conclusão de estudantes negros e pardos no curso de graduação em história. A análise tem como referência teórica e metodológica o materialismo histórico-dialético e toma como referência empírica o Instituto de História da UFRJ. Trata-se de uma análise qualitativa comdados coletados a partir de fontes primárias e secundárias. À título de conclusão, percebe-se o esforço da UFRJ para garantir aos estudantes pretos e pardos as condições de permanência e conclusão do curso investigado, apesar do contingenciamento.
- ItemReconhecimento do notório saber e a inclusão excludente do professor na educação básica: qual o lugar da universidade na formação?(2017) MACEDO, Jussara Marques deO artigo resulta da investigação sobre o “reconhecimento do notório saber” como requisito para o exercício da docência na educação básica, previsto na Lei Nº 13.415/2017. A hipótese é que tal iniciativa é decorrência das políticas de formação docente implementadas a partir da Lei 9.394/1996, que abriu possibilidades para a formação em espaços outros que não a educação superior, como lócus privilegiado da formação.