Navegando por Autor "LUIZ, Learcino dos Santos"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemFormação continuada de professores de matemática para o uso pedagógico de tablets e smartphones: o desenvolvimento de uma ação pedagógica inovadora(2022) LUIZ, Learcino dos Santos; SÁ, Ricardo Antunes deApresentamos neste artigo um resumo de uma pesquisa de doutorado realizada no programa de pós-graduação da UFPR (Universidade Federal do Paraná). Nesta pesquisa realizamos uma pesquisa-ação com o intuito de analisar, avaliar e encontrar respostas a possíveisproblemas de uma rede municipal de ensino que aderiu ao programa um tabletpor aluno. Após avaliarmos que estes professores possuíam uma lacuna em sua formação para o uso de TMSF (tecnologias móveis sem fio ±tabletse smartphones), empreendemos um curso de formação continuada com o objetivo de levar conhecimentos teóricos e práticos da teoria do mobilelearning. Dentro da pesquisa proposta tivemos como uma hipótese que ao adquirir o conhecimento teórico e prático da teoria do mobile learnig, estes professores teriam sua ação pedagógica transformada para uma ação pedagógica inovadora. Nesteartigo trazemos teorias sobre a formação continuada de professores, a teoria do mobile learninge apresentamos nossa ideia de ação pedagógica inovadora. Terminamos o texto com um exemplo de um projeto de ensino de matemática criado por um dos professores cursista, onde usa tabletse smartphonesem um ambiente de sala de aula invertida.