Navegando por Autor "LUCKMANN, Luiz Carlos"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemA concentração da pós-graduação nos grandes centros: um estudo a partir das mesorregiões do estado de Santa Catarina(2013) LUCKMANN, Luiz Carlos; BERNART, Eliezer EmanuelO presente artigo discute a problemática da concentração da Pós-graduação (PG) na Costa Litorânea do Estado de Santa Catarina. Partiu-se da hipótese de que as políticas públicas formuladas pela Capes são apropriadas aos grandes centros de excelência, em prejuízo às instituições localizadas em regiões interioranas do país. O estudo contrapõe dados disponibilizados pela Capes com a realidade de universidades localizadas na mesorregião Oeste Catarinense. Para contribuir com a análise, organizou-se um instrumento de pesquisa no intuito de ouvir o que pensam e propõem professores e dirigentes destas universidades. Essa dinâmica possibilitou chegar à proposição de novas políticas públicas para a PG que, uma vez adotadas pela Capes, poderão minimizar o problema da concentração da PG.
- ItemO vídeo no processo de mediação didático-pedagógica na educação a distância(2006) ROVER, Ardinete; FERREIRO, Arnaldo Telles; LUCKMANN, Luiz Carlos; MOTERLE, Roseli RochaA Educação a Distância é uma modalidade centrada na auto-aprendizagem, na qual a mediação didático-pedagógica no processo de ensino-aprendizagem ocorre com a utilização de diferentes meios e tecnologias de informação e comunicação. A Unoesc, a partir da Resolução nº 021/CEE-SC/2005, que regulamentou a oferta de disciplinas na modalidade a distância na educação superior, instituiu em todos os cursos reconhecidos da Universidade a oferta da disciplina de Metodologia Científica, em que se utiliza como material instrucional um guia de estudos e o Portal de Ensino da Unoesc. Com a finalidade de propor novos recursos que fortaleçam o processo de ensino-aprendizagem da disciplina de Metodologia Científica, produziu-se uma videoaula sobre elaboração de citações, integrando o material instrucional já utilizado. O objetivo desta pesquisa foi verificar de que maneira a videoaula contribui com o processo de ensino-aprendizagem na disciplina de Metodologia Científica, oferecida pela Unoesc, na modalidade a distância. Em relação aos procedimentos metodológicos, optou-se por um estudo exploratório e descritivo. Para a coleta de dados, primeiramente, foi produzido um roteiro baseado no tema “Elaboração de citações”; no segundo momento, foi produzida a videoaula e apresentada aos alunos; no terceiro momento, foi disponibilizado aos alunos um questionário para avaliar a videoaula por meio do Portal de Ensino da Unoesc, e 77% responderam às questões. Os resultados apontam que a videoaula contribuiu com o processo de ensino-aprendizagem na disciplina de Metodologia Científica, uma vez que facilita o desenvolvimento dos trabalhos científicos, sobretudo, porque evidencia as diferentes formas de se fazer uma citação.