Logo da Base
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
Logo da Base
  • Base de Dados
  • Toda a Edubase
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "LORIERI, Marco Antônio"

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    A educação entre a tradição e as exigências de inovação
    (2012) LORIERI, Marco Antônio
    O ponto de partida deste ensaio é a constatação da contrariedade e, ao mesmo tempo, da complementaridade entre o papel conservador e inovador da educação em relação ao mundo humano, o que a leva a propor inovações e não apenas conservação. Objetiva-se apresentar reflexões sobre como pensar a educação nessa dupla direção e sobre o seu papel de formadora de consciências críticas capazes de serem orientadoras das ações das novas gerações nessa situação ambivalente, problema a ser pensado pela Filosofia da Educação. O caminho escolhido foi o de desenvolver reflexão a partir de ideias de Durkheim, Adorno, Arendt, Kant, Lipman, Dewey e outros, com o objetivo de trazer contribuições para se pensar o problema posto. Os resultados obtidos apontam para a necessidade de a educação oferecer ajuda consistente ao desenvolvimento do pensamento reflexivo e crítico das novas gerações como recurso fundamental para a produção de discernimentos, ajuizamentos e deliberações relativas ao que conservar e ao que inovar. Conclui que, nas escolas, a ênfase não pode estar apenas na transmissão de informações, mas também no trabalho de reflexão crítica a respeito e a partir dessas informações, ou seja, no desenvolvimento do pensar bem que alimente uma razão crítica e autocrítica.

Logo Edubase e SBU


ISSN 1518-6385

Rua Sérgio Buarque de Holanda, 421
Cidade Universitária Zeferino Vaz
Distrito de Barão Geraldo
13083-859 - Campinas - SP - Brasil
Telefone: (19) 3521-6729

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão