Navegando por Autor "LOPES, Anemari Roesler Luersen Vieira"
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- ItemA dimensão colaborativa no movimento de ensinar, aprender e formar-se professor que ensina matemática(2012) VAZ, Halana Garcez Borowsky; LOPES, Anemari Roesler Luersen Vieira; SILVA, Diaine Susara Garcez daA preocupação com o ensino e a aprendizagem da Matemática bem como a formação de professores envolvidos nos processos educativos relativos a essa disciplina motivou a criação de um grupo que desenvolve projetos de pesquisa e extensão, entre os quais o Clube de Matemática, que se desencadeia em uma Escola de Educação Básica na dimensão colaborativa e conta com a participação de professores e futuros professores. Buscando compreender em que medida a participação dos sujeitos envolvidos neste projeto contribui com a sua formação, foi desenvolvida uma pesquisa da qual é apresentado neste artigo um recorte, que tem como principal objetivo investigar como professores e futuros professores percebem sua inserção no Clube de Matemática, em relação à sua aprendizagem da docência. Os dados foram obtidos por meio de entrevistas com a professora regente da turma na qual é desencadeado o projeto e com duas estudantes de Pedagogia que participam do seu desenvolvimento. A análise destes dados permitiu verificar que estas associam aspectos relativos à aprendizagem da docência à sua inserção no projeto, em especial no processo de planejamento e na interação entre os diversos componentes do grupo de trabalho; o que nos leva a compreender a dimensão colaborativa como uma possibilidade de encaminhamento de processos educativos os quais oportunizam a aprendizagem da docência.
- ItemEnsinar e aprender o conceito de número nos anos iniciais: o clube de matemática(2019) LOPES, Anemari Roesler Luersen Vieira; GOLIN, Ana Luiza; GIACOMELLI, Camila Porto; KLEIN, Maiara LuisaThis article aims to analyze possibilities and challenges of teaching and learning mathematics in the early years from the perspective of the Mathematics Club. The Mathematics Club is a project developed by undergraduate and postgraduate students of the Federal University of Santa Maria(UFSM)in Santa Maria (RS) city public schools, with students from the early years of elementary school. As a theoretical basis, this work is based on the Historical-Cultural Theory proposed by Vigostki and, more specifically, on the Activity Theory presented by Leontiev and the Guiding Activity of Teaching by Moura. These assumptions allow us to understand that knowledge is historically and socially elaborated by human been, and mathematics is the product of this movement and its appropriation is relevant to the insertion of the subject in the social environment. Among the actions developed in this space, this article presents a teaching unit that aimed at introducing knowledge related to the concept of number, more specifically the one-to-one correspondence, together with a first year class, composed of twenty-four students that had not yet developed elementary aspects of literacy. The development of the actions took place through two virtual stories, based on the perspectiveof the Teaching Guiding Activity. As a result, when looking at the teaching and learning of mathematics in the early years, from the perspective of spaces such as the Mathematics Club -which aims at the interaction between the learning of future teachersand students of Basic Education -we can point out as challenges: the insertion of future teachers in a public elementary school that presents difficulties in relation to students' learning possibilities; the development of actions with students in the initial phase of schooling; the development of a proposal that initially did not achieve the expected learning goal. And as possibilities, our investigation leads us to highlight: the importance of interaction with the regentteacher; attention to the students' stage of development; intentionality in the organization of education; and the adoption of appropriate sensory material for students.
- ItemFormação de professores: desafio da pesquisa como prática pedagógica(2020) ALMEIDA, Cristiane de; BOFF, Eva Teresinha de Oliveira; LOPES, Anemari Roesler Luersen VieiraO objetivo deste artigo foi analisar um processo interativo de formação de professores desenvolvido em uma escola de Educação Básica do Estado do Rio Grande do Sul (RS), permeado pela pesquisa. Constituiu-se um grupo de estudos com professoras da área de Ciências da Natureza, que planejaram e desenvolveram aulas para três turmas do Segundo Ano do Ensino Médio, com foco na proposta de (re)organização curricular denominada Situação de Estudo (SE), que tem como aporte teórico o referencial histórico-cultural, com sua base principal em Vigotski. Investigou-se, neste processo, as possibilidades de articulação dos conteúdos escolares com temáticas consideradas relevantes socialmente. Da análise dos dados emergiram três categorias: Pesquisa como princípio pedagógico; Pesquisa como princípio educativo; e Articulação dos conteúdos escolares com as pesquisas dos estudantes. Os dados produzidos trouxeram indícios de que o processo interativo contribuiu na construção de aprendizagens dos estudantes e das professoras, uma vez que, ao modificarem sua prática pedagógica para melhor orientar os discentes em suas pesquisas, também fizeram investigação, considerando a pesquisa como princípio pedagógico e educativo.