Navegando por Autor "LOBATO, Huber Kline Guedes"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemPrática pedagógica intercultural: a alteridade como princípio didático no ensino de Libras(2020) LOBATO, Huber Kline Guedes; BENTES, José Anchieta de Oliveira; RODRIGUES, Fábio Augusto Teixeira; PANTOJA, Lucas SilvaNeste estudo, analisam-se os métodos de ensino utilizados por uma professora ouvinte de Libras no ensino superior. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, com base na teoria da interculturalidade. Realizou-se entrevista individual e semiestruturada. Os dados foram organizados em categorias: i) Formação docente; ii) A Libras no ensino superior. Os resultados apontam: o ensino de Libras dar-se em um viés crítico; há o uso de uma perspectiva dialógica; há utilização de uma concepção de educação nos princípios da alteridade; a Libras é articulada ao contexto cultural dos diferentes sujeitos. Conclui-se que compreender o outro como um sujeito que nos constitui, é um traço intercultural na prática pedagógica da professora de Libras.