Navegando por Autor "LIMA, Marcos Roberto"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemA gestão empresarial da rede estadual de educação de São Paulo: o papel da tríade ideológica eficiência, produtividade e neutralidade(2017) LIMA, Marcos Roberto; GONZALEZ, Jeferson Anibal; LOMBARDI, José ClaudineiNo presente trabalho, refletimos sobre a gestão empresarial da educação pública no Estado de São Paulo a partir de dois projetos que compreendemos complementares: a reorganização escolar proposta pelo governador Geraldo Alckmin e o Projeto de Lei Nº 1.301/2015 que tramita na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo e dispõe sobre a criação no sistema estadual de ensino do Programa Escola Sem Partido. Concluímos que, no campo educacional, a implementação da gerência empresarial das escolas públicas faz a adequação dos “negócios educacionais” aos objetivos gerais do capitalismo, por meio do discurso da eficiência, produtividade, supostamente fundamentadas na neutralidade das intenções. Esses ideais conformam tanto as reformas escolares quanto os projetos Escola Sem Partido que tramitam no Estado e em todo o país.
- ItemA pedagogia histórico-crítica no âmbito da educação brasileira: do senso comum à práxis revolucionária na educação(2020) LIMA, Marcos Roberto; LOMBARDI, José Claudinei; DOMINSCHEK, Desiré LucianeO presente artigo tem por objetivo apresentar as bases teórico-metodológicas da Pedagogia Histórico-Crítica, não somente em seus aspectos científicos, inserindo-a no seio da luta de classes. Essa concepção crítica de educação vem sendo desenvolvida por seu principal sistematizador, Dermeval Saviani, desde o final da década de 1970, destacando-se no processo de sua elaboração obras como: Educação: do senso comum à consciência filosófica, cuja primeira edição é de 1980; Escola e democracia, publicada em setembro, de 1983; Pedagogia Histórico-Crítica: primeiras aproximações, publicada em 1991; Pedagogia Histórico-Crítica, quadragésimo ano: novas aproximações, publicada em 2019, obras cuja análise sustenta a hipótese que norteia a conclusão de que a PHC se insere no âmbito das pedagogias revolucionárias, instrumentalizando a luta das camadas subalternas no contexto da transição socialista. Trata-se, como reconhece Saviani, de uma proposta em desenvolvimento, caracterizando-se pelo trabalho coletivo de inúmeros pesquisadores vinculados a universidades públicas e privadas, nacionais e internacionais, o que evidencia a sua importância para a história da educação, sobretudo, para a história da educação brasileira.