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Navegando por Autor "LIMA, Kátia Regina Rodrigues"

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    A condicionalidade do estado avaliador e suas implicações na avaliação e a expansão mercantilizada da educação superior brasileira
    (2018) PAULA, Alisson Slider do Nascimento de; COSTA, Frederico Jorge Ferreira; LIMA, Kátia Regina Rodrigues
    The present work will seek to analyze the conditionalities of the rationality of the evaluating State for the evaluation of Brazilian higher education. The private/commercial sector has gained space in the state sector, since the state conditions in its own processuality the accountability mechanisms of the international market. The methodological procedures used are a theoretical study with a bibliographical and documentary character, with a qualitative research approach. It was considered that in the logic of the large-scale evaluation its results are eventually usedto build rankings among institutions, cities, states and countries. In the scope of higher education this evaluation process gives direct emphasis to teaching overvaluing it to the detriment of research and extension.
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    A condicionalidade do estado avaliador e suas implicações na avaliação e a expansão mercantilizada da educação superior brasileira
    (2018) PAULA, Alisson Slider do Nascimento de; COSTA, Frederico Jorge Ferreira; LIMA, Kátia Regina Rodrigues
    The present work will seek to analyze the conditionalities of the rationality of the evaluating State for the evaluation of Brazilian higher education. The private/commercial sector has gained space in the state sector, since the state conditions in its own processuality the accountability mechanisms of the international market. The methodological procedures used are a theoretical study with a bibliographical and documentary character, with a qualitative research approach. It was considered that in the logic of the large-scale evaluation its results are eventually usedto build rankings among institutions, cities, states and countries. In the scope of higher education this evaluation process gives direct emphasis to teaching overvaluing it to the detriment of research and extension.
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    A contradição gestão democrática x administração burocrática da escola: apontamentos para o debate
    (2019) PAULA, Alisson Slider do Nascimento de; COSTA, Frederico Jorge Ferreira; LIMA, Kátia Regina Rodrigues
    O referido trabalho busca empreender uma análise acerca da problemática da gestão educacional buscando desvelar o atual cenário do debate sobre a contradição entre gestão democrática e administração burocrática da escola.
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    Práxis reflexiva e compreensão do currículo: fundamentos da formação docente em um PIBID de História
    (2022) LÔBO, Gustavo Adolfo d'Almeida; LIMA, Kátia Regina Rodrigues; PAULA, Alisson Slider do Nascimento de
    O artigo tem o objetivo de expor ações desenvolvidas no âmbito do subprojeto do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) do curso de História da Faculdade de Filosofia Dom Aureliano Matos - FAFIDAM. Adota uma metodologia explicativa, na qual um dos autores participou como agente formador no processo em tela e descreve as condições específicas da realização das ações desenvolvidas no programa de iniciação à docência em um campus de uma universidade pública no interior do Ceará, a partir de discussões teóricas, da construção de uma prática formativa que enfoca a práxis reflexiva na formação de docentes para que estes tenham uma postura crítico-reflexiva sobre sua atividade de ensino e sobre o mundo em que estão inseridos. Toma também como referência central a compreensão sobre os aspectos explícitos e ocultos que compõem o currículo e como se portar no sentido de suplantar as limitações que este impõe a um ensino de história que objetive uma formação libertária. O texto conclui que há a necessidade do desenvolvimento de ações que enfatizem e possibilitem a postura crítico-reflexiva dos futuros professores e ações que venham a contribuir para a construção de um novo currículo para o ensino de história que contemple as especificidades sócio-culturais dos espaços educativos e do seu público alvo

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ISSN 1518-6385

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