Logo da Base
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
Logo da Base
  • Base de Dados
  • Toda a Edubase
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "LIMA, Claudia Maria de Sousa de"

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    Uso de narrativas ficcionais na formação docente: desafios da gestão da sala de aula
    (2023) SILVA, Fábio Luiz da; JESUS, Adriana Regina de; LIMA, Claudia Maria de Sousa de
    A qualidade da educação está diretamente relacionada à formação dos professores. Assim, o objetivo deste artigo é realizar uma reflexão sobre a possibilidade do uso de obras de ficção na formação docente, por meio do estudo da obra da escritora canadense Lucy Maud Montgomery. Neste artigo, priorizamos a questão da gestão da sala de aula. Para isso, utilizamos autores que discutem este tema e aqueles que pesquisam sobre a formação docente e a utilização da literatura e dos filmes na compreensão do trabalho docente. Analisamos os livros: Anne de Green Gables (2009) e Anne de Avonlea (2017). Além disso, estudamos episódios da série Anne with an E (2017-2019). Foi possível verificar a importância da reflexão crítica a respeito de como a gestão da sala de aula é apresentada em tais narrativas. Isto permite ir além da visão meramente prescritiva das narrativas sobre professores e partir para uma compreensão da complexidade do trabalho docente.

Logo Edubase e SBU


ISSN 1518-6385

Rua Sérgio Buarque de Holanda, 421
Cidade Universitária Zeferino Vaz
Distrito de Barão Geraldo
13083-859 - Campinas - SP - Brasil
Telefone: (19) 3521-6729

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão