Navegando por Autor "LANGHI, Rodolfo"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAstronomia, Ciência e Formação de Professores: concepções de acadêmicos em um curso de Pedagogia(2023) SANTOS, Elizandra Daneize dos; ALBANO, Karine; LANGHI, RodolfoEste artigo destaca a importância de explorar o Ensino de Ciências, bem como o Ensino da Astronomia nos cursos de Formação de Professores, de modo a desenvolver uma perspectiva crítica e reflexiva, que reflita a prática e possibilite aos alunos diferentes situações no processo de ensino e de aprendizagem. Constitui-se como questão de pesquisa: “De que maneira o ensino de Ciências (pode) colabora(r) para a construção do conhecimento em Astronomia, possibilitando a compreensão de diferentes aspectos no processo de ensino e de aprendizagem nesta área?”. O objetivo geral é descrever como a Astronomia é compreendida pelos acadêmicos do curso de Pedagogia, a respeito das concepções sobre a importância do ensino e aprendizagem de seus conteúdos, inseridos na disciplina de Ciências. A coleta de dados compreende algumas questões elaboradas pelos autores e respondidas por dezessete acadêmicos de um curso de Pedagogia, referentes ao conhecimento em Astronomia e ressalta indicadores que podem acarretar lacunas educacionais nesta área de ensino. Trata-se de uma pesquisa mista, de natureza qualitativa e quantitativa, pois apresentamos alguns resultados quantitativos, com o uso de quadros, e qualitativos com breves discussões a respeito dos resultados encontrados, fazendo reflexões sobre o Ensino da Astronomia. Os dados permitem identificar evidências de fragilidades na compreensão de conceitos da Astronomia, e consequentemente possíveis dificuldades na abordagem pedagógica por parte desses futuros profissionais da Educação.
- ItemO caminho tortuoso de mulheres na Ciência e na Astronomia: evolução e composição estelar a partir de estudos feitos por Cecilia Payne(2023) SANTOS, Elizandra Daneize dos; SOUZA, Gleyson Miranda de; SILVA, Izabela Prado Lourenço da; LANGHI, RodolfoEste texto apresenta uma breve análise sobre a história das mulheres na Ciência e na Astronomia e destaca algumas contribuições para a formulação da composição química estelar, fundamentada no século passado, no qual a história frequentemente apresentada omite os percalços enfrentados por elas. O objetivo é analisar historicamente como a condição de ser mulher transpassou a evolução e construção do fenômeno estelar com o trabalho das cientistas, e como atravessou a história dentro dos limites temporais da época, principalmente em relação aos estudos de Cecilia Payne. Constitui-se em uma investigação de caráter qualitativo, tendo a análise bibliográfica como procedimento metodológico, a fim de estabelecer relações de aproximação com o objeto em estudo e as fontes bibliográficas. Os resultados reverberam que Cecilia Payne realizou pesquisas importantes na área da Astronomia, destacando-se pelos estudos de evolução e composição estelar. A majestosa repercussão de sua tese de doutorado não lhe trouxe reconhecimento profissional, por ser mulher, e devido às dificuldades enfrentadas durante sua vida acadêmica e profissional, constituiu-se em um grande destaque da luta das mulheres no meio científico.