Navegando por Autor "LAGE, Sandra Regina Moitinho"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemA representação temática da informação na Saúde Coletiva no contexto das palavras-chave(2021-06-14) LAGE, Sandra Regina Moitinho; ALMEIDA, Patricia Ofelia Pereira de; LUNADERLLI, Rosane Suely AlvaresIntrodução: Diante da quantidade de estudos que constituem um campo de conhecimento, indica-se a importância da representação informacional de suas temáticas e por conseguinte, a disseminação dos conhecimentos produzidos. Objetivos: Identificar as palavras-chave utilizadas em dissertações do campo da saúde coletiva, apresentar as mais empregadas e analisar o conteúdo temático que as constituem. Metodologia: Optou-se pela pesquisa bibliográfica, documental e descritiva, de natureza quantiqualitativa, fundamentada nos aportes teóricos e metodológicos da representação temática da informação, para identificar as palavras-chave dos noventa e um trabalhos de mestrado, aprovados pelo Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva da Universidade Estadual de Londrina no período de 2010 a 2020. Resultados: Dentre as palavras-chave mais empregadas - Atenção Primária à Saúde (APS), trata-se da mais recorrente. Conclusão: Ao identificar e analisar as palavras-chave, ratifica-se o compromisso do campo da saúde coletiva, em especial do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva da Universidade Estadual de Londrina, que prioriza a promoção, a prevenção e a proteção da saúde com vistas ao bem- estar da população. Destaca-se, o papel da Ciência da Informação, dos estudos relacionados à organização e a representação da informação, com vistas a recuperação e a socialização da informação científica.
- ItemO comportamento informacional no estágio curricular(2014) LAGE, Sandra Regina Moitinho; SANTANA, Patricia; BARTALO, Linete; ARAÚJO, Carlos Alberto ÁvilaAiming to investigate the information behavior in the development stage of the compulsory curriculum of the students of a graduate course in librarianship , this study took place . A questionnaire was administered to 20 trainees , investigating their needs for information , forms and sources they seek information and how they use it. Among the main results , it was found that participants perceived the relationship of theory learned in the classroom when faced with situations in the stage environment and that this environment always allows interaction in the exchange of knowledge and experiences . The main source of information used in the development of the activities on stage are fellow classroom . However , the internet , books , articles, and teachers are noteworthy. For many participants , the stage has contributed in some way , meeting the expectations for the acquisition of important new knowledge and practical experience.