Logo da Base
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
Logo da Base
  • Base de Dados
  • Toda a Edubase
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "LACÉ, Andréia Mello"

Agora exibindo 1 - 3 de 3
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    A. Olhares sobre a militarização escolar no Distrito Federal
    (2023) OLIVEIRA, Vinícius Velloso de; LACÉ, Andréia Mello
    Este artigo tem como objetivo analisar os olhares científicos lançados para a militarização das escolas no Distrito Federal. Para tanto, utilizou-se como procedimento metodológico o estudo de fontes primárias e secundárias, apoiando-se, especialmente, nos estudos de Erasto Fortes Mendonça (2019), Edileuza Fernandes Silva e Maria Abádia da Silva (2019), Catarina Santos (2021) e Maria Teixeira dos Santos e Thiago de Faria e Silva (2021). O estudo revelou que esses olhares científicos destacam, entre outros argumentos: a ruptura de direitos fundantes dos/as estudantes, principalmente aqueles atinentes a acesso e permanência na escola, o controle de corpos e mentes e o dilacerar da pluralidade de ideias, concepções pedagógicas e gestão democrática.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    Juventude, violência e trajetória escolar: a voz dos jovens em final de medida socioeducativa no Distrito Federal
    (2021) SOUZA, Lívia Silva; LACÉ, Andréia Mello
    Este artigo discute a percepção dos jovens do Sistema Socioeducativo do Distrito Federal, que se encontram no final da medida socioeducativa de internação, sobre juventude, violência e trajetória escolar, problematizando o contexto de vida desses jovens e revelando suas condições juvenis. A pesquisa foi realizada em uma unidade socioeducativa de internação do Distrito Federal, com uma abordagem qualitativa e desenvolvida por meio de dois procedimentos que se complementam. O primeiro consistiu na aplicação de um questionário individual e o outro na realização de dois grupos focais, entre novembro de 2018 e maio de 2019. Participaram do estudo 10 jovens do sexo masculino, com idades entre 17 e 19 anos. Ao dialogar com as referências do campo de estudos sobre juventude e violência, Cara e Gauto (2007), Dayrell e Carrano (2014), José Santos (2014) e Silva (2011), evidenciou-se o risco de analisar os jovens de forma negativa, enfatizando as características que lhes faltariam para corresponder a um determinado modelo de “ser jovem”. A pesquisa revelou os modos pelos quais os jovens em final de medida socioeducativa de internação pensam e constroem as suas experiências com as diferentes faces da violência e apontou que a trajetória escolar dos jovens representa descontinuidade, fragmentação e forte relação entre evasão e envolvimento com o crime.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    O direito à educação de jovens em cumprimento de medidas socioeducativas: uma reflexão a partir dos planos estaduais de educação no Brasil
    (2019) SOUZA, Lívia Silva de; LACÉ, Andréia Mello; NASCIMENTO, Daniela Gomes do
    O presente artigo tem por objetivo descrever e identificar como a política educacional destinada aos jovens em cumprimento de medidas socioeducativas está consignada nas metas e estratégias do Plano Nacional de Educação e dos Planos Estaduais de Educação das 27 unidades federativas. A pesquisa exploratória apoiada em fontes primárias possuiu uma abordagem qualitativa e revelou, entre outros aspectos, que a socioeducação aparece em algumas estratégias vinculada ao sistema prisional e a jovens em situação de rua. Analisamos, tal como assevera Flores (2008) e Sposito (2009), que a positivação do direito à educação para jovens em cumprimento de medida socioeducativa é um avanço, mas existem fragilidades no que tange ao planejamento e à execução de políticas de escolarização.

Logo Edubase e SBU


ISSN 1518-6385

Rua Sérgio Buarque de Holanda, 421
Cidade Universitária Zeferino Vaz
Distrito de Barão Geraldo
13083-859 - Campinas - SP - Brasil
Telefone: (19) 3521-6729

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão