Navegando por Autor "LÔBO, Gustavo Adolfo d'Almeida"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemPráxis reflexiva e compreensão do currículo: fundamentos da formação docente em um PIBID de História(2022) LÔBO, Gustavo Adolfo d'Almeida; LIMA, Kátia Regina Rodrigues; PAULA, Alisson Slider do Nascimento deO artigo tem o objetivo de expor ações desenvolvidas no âmbito do subprojeto do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) do curso de História da Faculdade de Filosofia Dom Aureliano Matos - FAFIDAM. Adota uma metodologia explicativa, na qual um dos autores participou como agente formador no processo em tela e descreve as condições específicas da realização das ações desenvolvidas no programa de iniciação à docência em um campus de uma universidade pública no interior do Ceará, a partir de discussões teóricas, da construção de uma prática formativa que enfoca a práxis reflexiva na formação de docentes para que estes tenham uma postura crítico-reflexiva sobre sua atividade de ensino e sobre o mundo em que estão inseridos. Toma também como referência central a compreensão sobre os aspectos explícitos e ocultos que compõem o currículo e como se portar no sentido de suplantar as limitações que este impõe a um ensino de história que objetive uma formação libertária. O texto conclui que há a necessidade do desenvolvimento de ações que enfatizem e possibilitem a postura crítico-reflexiva dos futuros professores e ações que venham a contribuir para a construção de um novo currículo para o ensino de história que contemple as especificidades sócio-culturais dos espaços educativos e do seu público alvo