Navegando por Autor "LÓPEZ, M. R."
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemImpacto da aprendizagem baseada em jogos musicais: um estudo de pesquisa-ação em um curso universitário de formação de professores para a Educação Básica na Espanha(2024) LÓPEZ, M. R.; MUÑOZ MUÑOZ, J. R.; CASTELLARY LÓPEZ, M.Este estudo investiga a capacidade do jogo musical para melhorar a motivação dos estudantes do primeiro ano do curso de licenciatura em Pedagogia, na disciplina obrigatória de Didática da Música na Educação Básica. Avalia-se o impacto do uso de jogos musicais no aprendizado e na formação docente. A pesquisa foi desenvolvida em quatro fases: preparação, implementação, avaliação e ação, ao longo de três semanas. Os 83 participantes responderam a questionários no formato Likert, foram observados durante as atividades e participaram de debates em grupo. Os resultados indicam que, embora 60,2% dos participantes desconhecessem a metodologia de aprendizagem baseada em jogos, 90,3% relataram sentir-se motivados após a participação no projeto. Ressalta-se que os jogos musicais não apenas fomentaram a motivação, mas também aprimoraram a cooperação e as habilidades musicais. Este estudo destaca a importância de integrar o jogo como recurso pedagógico na formação inicial de professores.
- ItemMetodologias ativas no ensino de música no ensino fundamental: aprendizagem baseada em jogos com boomwhackers(2023) LÓPEZ, M. R.A necessidade de desenvolver benefícios cognitivos, motores e emocionais na aula de música do ensino básico torna necessário dotar os futuros professores da licenciatura em Educação de ferramentas e metodologias capazes de motivar os alunos. Este artigo de investigação-ação, que coloca a questão de investigação: os jogos musicais podem melhorar a aprendizagem através do desenvolvimento de competências musicais utilizando boomwhackers?, apresenta o trabalho desenvolvido com alunos da licenciatura em Ensino Básico durante 2022 e 2023 aplicando a aprendizagem baseada em jogos com boomwhackerspara desenvolver o currículo da disciplina didática de educação musical emensino primário. Como defende Lafuente (2019), o trabalho de projeto é essencial para melhorar o desempenho e motivar os alunos, além disso, é necessário vincular as experiências musicais em sala de aula com os interesses e experiências dos alunos (Giráldez, 2019), utilizando a aprendizagem baseada em jogos com instrumentos práticos comoosboomwhackers. O projeto de aprendizagem baseado em jogoscomtubos de som melhora a aprendizagem musical ativa e participativa. Mais de 90% dos participantes planejam utilizar a aprendizagem baseada em jogos e boomwhackersna sua futura prática docente no ensino primário