Navegando por Autor "KUSUNOKI, Karolyne Aparecida Ribeiro"
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- ItemTécnicas Freinet e trabalho pedagógico na Educação Infantil: Reflexões sobre os Cantos de Trabalho(2023) KUSUNOKI, Karolyne Aparecida Ribeiro; LIMA, Elieuza Aparecida de; MORAES, Tatiana Schneider Vieira deEste texto sintetiza elementos discutidos em pesquisa de mestrado finalizada em 2018,dedicada a compreender os Cantos de Trabalho –técnica criada e desenvolvida pelo Pedagogo francêsCélestin Freinet (1896-1966) –como forma de encaminhar o trabalho pedagógicona Educação Infantilcapaz de fomentar condições favoráveis à sofisticação dos processos relacionados aodesenvolvimento das qualidades humanas.O objetivo da pesquisa consistiu em explicitar como esse modo de conduzir o trabalho na escolapode possibilitar a atividade de professores e crianças, com vistas a mobilizar e desenvolver as funções psíquicas superiores, em especial o autocontrole da conduta.Por meio de revisão e discussão da literatura, efetivou-se investigação qualificada como pesquisa teórica.Esta exposiçãodedica-se aexplicitarqualidadesdessa forma de orientar o trabalho e relações na escola de Educação Infantil, bem como sinaliza as potentes contribuiçõesdesta Técnica Freinetpara o desenvolvimento do autocontrole da condutana infância.Na tessitura das discussões, aborda-se as regularidades do desenvolvimento humano sob a ótica da Teoria Histórico-Cultural, explicitando o conceito de atividade principal como orientadora de aprendizagens que incidem afirmativamente no desenvolvimento do sujeito em momentos específicos da vida. Somam-sea esse argumento, reflexões sobre o papel docente como interventorconsciente na propositura dos Cantos de Trabalhona escola da infância. Ao longo do artigo, argumenta-se que essa técnica de trabalhopedagógicopossibilita que a criança se constituasujeitoda própria atividade, assumindo, assim,o protagonismoemseu processo de aprendizagem. A partir dos resultados dapesquisa, depreende-se que a atividade docente,respaldada nos pressupostos dos Cantos de Trabalho, promove situações pedagógicas emancipadas,fundamentalmente intencionadas à plenitude dodesenvolvimento dasqualidades psíquicashumanas, notadamente objetivadas nosmodos sofisticados de pensar, ser, sentir e agirdo sujeito no mundo.