Navegando por Autor "KOWALSKI, Raquel Pasternak Glitz"
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- ItemAs disciplinas eletivas no Novo Ensino Médio: um possível caminho para a Escolarização Aberta(2023) SACHINSKI, Gabriele; KOWALSKI, Raquel Pasternak Glitz; TORRES, Patricia LupionO presente estudo busca refletir sobre como as disciplinas eletivas propostas pelo Novo Ensino Médio podem contribuir para tornar a Escolarização Aberta uma realidade na educação brasileira. Para isso, toma-se como ponto de partida os pressupostos Archer et al. (2015), Kowalski et al. (2021) e Okada e Sherborne (2018) para a conceitualização de Escolarização Aberta e para a apresentação do Projeto CONNECT. Além disso, faz-se uma análise dos documentos oficiais que regem a educação brasileira, em especial a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) (BRASIL, 2018). O objetivo desta pesquisa é refletir sobre as contribuições das disciplinas eletivas para a discussão de temas atuais e pertinentes ao contexto dos estudantes. Para tanto, toma-se como objeto de análise as reflexões possibilitadas pelo relato de experiência das atividades realizadas durante uma disciplina intitulada “Entre utopias e distopias faz-se história”, ofertada em caráter eletivo para estudantes da 1ª série do Novo Ensino Médio de um colégio da rede privada de ensino, localizado na região metropolitana de Curitiba, Paraná. Também são analisadas as respostas de 18 estudantes dessa disciplina, coletadas via formulário online. As reflexões realizadas e os resultados alcançados demonstram que as disciplinas eletivas, por serem mais flexíveis e partirem de assuntos do interesse, permitem uma maior abertura do processo de ensino-aprendizagem.
- ItemPesquisa e inovação responsáveis e seus pressupostos na cibercultura(2022) KOWALSKI, Raquel Pasternak Glitz; HILU, LucianeEste trabalho apresenta um estudo de caso qualiquantitativo desenvolvido em instituição de ensino superior de grande porte no estado do Paraná, Brasil. Analisa a aplicação de uma proposta pedagógica que almeja o desenvolvimento de um projeto de design baseada em desafio de temática social como parte da investigação de um projeto internacional que tem como pressuposto os preceitos de Responsible Research and Innovation (RRI). A pesquisa objetivou a discussão sobre como as Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) podem auxiliar na construção de habilidades de trânsito e aquisição de conhecimento na cibercultura de forma responsável, aberta e cidadã. O projeto internacional que forneceu subsídios para esta pesquisa foi financiado pela Comissão Europeia, uma iniciativa para promover habilidades para RRI por meio de Recursos Educacionais Abertos (REA). A pesquisa centrou-se nas atividades realizadas com estudantes de uma turma de 5º período do curso superior de Design Digital. A proposta pedagógica constitui-se em sete fases, sendo que ao final os resultados foram apresentados e discutidos de forma coletiva pelos estudantes. Também ocorreu uma autoavaliação dos alunos do processo formativo e da metodologia desenvolvida ao longo do semestre, por meio de questionário on-line. Os dados deste estudo incluíram estudantes coordenados por dois professores que participaram da experiência colaborativa de coprodução. Dos resultados obtidos, foi possível perceber que os estudantes entendem a importância da construção das habilidades levantadas, mas que ainda possuem dificuldades no exercício dos conceitos relativos à abertura de forma responsável.