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Navegando por Autor "JESUS, Adriana Regina de"

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    Currículo e inclusão educacional: percepções de docentes da educação básica
    (2018) PRAIS, Jacqueline Lidiane de Souza; ROSA, Hallison Fernando; JESUS, Adriana Regina de
    Neste artigo discutem-se os pressupostos da educação inclusiva e suas implicações para pensar e analisar o currículo escolar. Isso posto, o problema que norteou este estudo teve como questão pensar de que maneira professores da Educação Básica percebem a relação entre o currículo e a inclusão educacional? Justifica-se essa problemática por se entender que quando as intenções inclusivas estão sistematizadas no currículo, as ações docentes propiciam, por meio da organização do ensino, a mediação qualitativa para a aprendizagem dos alunos. Para tanto, teve-se como objetivos: identificar conceitos pertinentes à inclusão e sua relação com o currículo educacional e apresentar e analisar percepções de docentes da Educação Básica, que correspondem, respectivamente, às seções deste artigo. A metodologia utilizada nesta pesquisa tem como pressuposto a abordagem qualitativa, tendo como princípio a pesquisa bibliográfica e de campo, na modalidade descritiva, contando com a participação de 30 docentes do Município de Londrina, PR. Utilizou-se como instrumento de coleta de dados um questionário analisado em três categorias elencadas a posteriori pela análise de conteúdo. Tem-se como principais resultados e discussão que a maioria dos docentes participantes concebe o currículo como conteúdos a serem ensinados e aprendidos, bem como que o currículo influencia na efetivação ou não da inclusão. Os professores envolvidos nesta pesquisa destacaram, como um dos aspectos a serem abordados por meio do currículo da educação inclusiva, a necessidade de fazer uma avaliação das limitações e possibilidades dos alunos.
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    Uso de narrativas ficcionais na formação docente: desafios da gestão da sala de aula
    (2023) SILVA, Fábio Luiz da; JESUS, Adriana Regina de; LIMA, Claudia Maria de Sousa de
    A qualidade da educação está diretamente relacionada à formação dos professores. Assim, o objetivo deste artigo é realizar uma reflexão sobre a possibilidade do uso de obras de ficção na formação docente, por meio do estudo da obra da escritora canadense Lucy Maud Montgomery. Neste artigo, priorizamos a questão da gestão da sala de aula. Para isso, utilizamos autores que discutem este tema e aqueles que pesquisam sobre a formação docente e a utilização da literatura e dos filmes na compreensão do trabalho docente. Analisamos os livros: Anne de Green Gables (2009) e Anne de Avonlea (2017). Além disso, estudamos episódios da série Anne with an E (2017-2019). Foi possível verificar a importância da reflexão crítica a respeito de como a gestão da sala de aula é apresentada em tais narrativas. Isto permite ir além da visão meramente prescritiva das narrativas sobre professores e partir para uma compreensão da complexidade do trabalho docente.

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ISSN 1518-6385

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