Navegando por Autor "ISOTANI, Seiji"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemRecursos e estratégias para desenvolvimento e avaliação do pensamento computacional na escola(2017) RODRIGUEZ, Carla Lopes; REIS, Rachel Carlos Duque; ISOTANI, SeijiPesquisas na área de Informática na Educação ressaltam a importância de promover na escola o desenvolvimento de competências associadas aos princípios do pensamento computacional. Este artigo tem como objetivo apresentar os resultados de um projeto de Pré-Iniciação Científica, desenvolvido com alunos do Ensino Fundamental, Médio e Médio-Técnico, para a aquisição, aprimoramento e avaliação do pensamento computacional, por meio de desafios de lógica usando a linguagem de programação Scratch. Este estudo insere-se no âmbito de uma pesquisa mista, utilizando uma abordagem interpretativa para a análise dos dados. Os resultados foram analisados e discutidos com base nas dimensões do pensamento computacional: conceitos, práticas e perspectivas, confirmando que as estratégias de avaliação adotadas contribuíram para evidenciar o grau evolutivo de desempenho dos alunos.