Navegando por Autor "ISOBE, Rogéria Moreira Rezende"
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- ItemO município e a organização da instrução pública em Minas Gerais: os relatórios de inspeção do ensino (1895-1917)(2022) CARVALHO,Bruno Bernardes; CARVALHO,Carlos Henrique de; ISOBE, Rogéria Moreira RezendeEste artigo discute as estratégias mobilizadas pelos vereadores da Câmara Municipal de Uberaba-MG, contrapostas à ação de fiscalização dos inspetores de ensino, ambas com vistas a operacionalizar mudanças na organização da instrução pública. O estudo se ancora na análise dos relatórios de inspeção, e objetiva compreender de que modo a municipalidade participou do processo de organização da instrução, além de identificar como o inspetor de ensino se tornou agente de racionalização educacional. Busca demonstrar a importância do poder local na oferta de educação primária, bem como evidenciar que apesar das ações dos dirigentes locais, a instrução municipal ainda era marcada por carências diversas.
- ItemRegime especial de atividades não presenciais: a pandemia acentuando as desigualdades na educação infantil(2021) SILVA, João Vitor Santos Silva; NUNES, Klívia de Cássia Silva; SOUZA, Raquel Aparecida; ISOBE, Rogéria Moreira Rezende; RESENDE, Valéria MoreiraO artigo resulta de pesquisa que teve como objetivo analisar a oferta do Regime Especial de Atividades Não Presenciais (REANP) para a educação infantil, a partir da percepção das professoras de escolas públicas do município de Santa Vitória, Minas Gerais. A pesquisa qualitativa utilizou-se do questionário para coleta de dados. Os resultados apontam inúmeros desafios enfrentados pelas docentes dentre os quais a falta de condições objetivas para viabilizar o ensino, uma vez que muitos professores e alunos não têm acesso à internet de qualidade e nem sempre possuem o domínio no manejo de aplicativos e plataformas digitais. Concluímos que o ensino não presencial deflagra o notório processo de exclusão digital em decorrência da exacerbada desigualdade social que marca a sociedade brasileira.