Logo da Base
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
Logo da Base
  • Base de Dados
  • Toda a Edubase
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "IGLIORI, Sonia Barbosa Camargo"

Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    Teses e dissertações sobre o ensino e a aprendizagem da combinatória: perspectivas investigativas
    (2021) CAMPOS, Carlos Eduardo de; IGLIORI, Sonia Barbosa Camargo
    Este artigo tem por objetivo discutir os resultados de um levantamento bibliográfico de teses e dissertações defendidas no Brasil de 2015 a 2019 no âmbito do ensino e da aprendizagem da combinatória visando a identificar as perspectivas investigativas dessas produções. Buscou-se, desse modo, ampliar a compreensão do espaço investigativo sobre o ensino e aprendizagem da combinatória na escola básica e apontar caminhos para futuras pesquisas sobre esse tema. Por ser esse um estudo bibliográfico, de caráter inventariante e descritivo, ele se insere no rol das pesquisas denominadas estado da arte. Assim, foram analisadas vinte e duas produções: duas teses de doutorado; dez dissertações de mestrado acadêmico; dez dissertações de mestrado profissional. As análises dessas produções levaram à identificação de cinco perspectivas investigativas: propostas de ensino e/ou sequências didáticas para a análise combinatória; documentos curriculares e livros didáticos em que a análise combinatória está presente; formação de professores e análise combinatória; recursos para o ensino da análise combinatória; estratégias de resolução de problemas combinatórios.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    Uma investigação didático-pedagógica no âmbito da aprendizagem cooperativa
    (2021) FEITOSA, Francisco Eteval da Silva; IGLIORI, Sonia Barbosa Camargo
    O objetivo deste trabalho é apresentar os resultados de uma investigação didático-pedagógica no âmbito da aprendizagem cooperativa realizada durante o curso de nivelamento de matemática para estudantes ingressantes no curso de licenciatura e bacharelado emMatemática,em uma universidade federal brasileira. Trata-se de uma pesquisa qualitativa,com a metodologia do experimento didático, na perspectiva da teoria histórico-cultural e da teoria do ensino desenvolvimental de Vasili Davidov. Utilizamos como instrumento de coleta de dados, observação direta, registros audiovisuais, questionários com perguntas abertas e fechadas e entrevistas. Os dados mostraram que poucos estudantes costumavam estudar matemática em grupo, muitos apresentavam dificuldades com a matemática básica, satisfação e interesse pelo trabalho em grupo.Melhorar a interação social foi a sugestão mais dada pelos estudantes aos seus pares,como forma de melhorar o trabalho do grupo. Destacamos nos depoimentos dos estudantes a presença da interação promotora, a aprovação da metodologia e do desempenho dos professores que atuaram no curso e o reconhecimento da importância deste curso,para rever conteúdos da matemática básica. Os resultados obtidos nos permitem afirmar que o experimento didático-formativo combinado com os princípios fundamentais da aprendizagem cooperativa, revela-se como uma metodologia particularmente útil para os estudos que visam à integração de teoria e prática no campo da Educação Matemática.

Logo Edubase e SBU


ISSN 1518-6385

Rua Sérgio Buarque de Holanda, 421
Cidade Universitária Zeferino Vaz
Distrito de Barão Geraldo
13083-859 - Campinas - SP - Brasil
Telefone: (19) 3521-6729

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão