Navegando por Autor "HILU, Luciane"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAnálise de potencialidades de uso de tecnologias da informação e da comunicação em curso de licenciatura em música em ies privadas(2015) HILU, LucianeEste artigo busca discutir alternativas pedagógicas e tecnológicas que possam diminuir as disparidades de conhecimentos dos ingressantes dos cursos superiores, advindas do ingresso de grandes turmas por questões de sustentabilidade financeira das Instituições de Ensino Superior (IES), de forma sustentável economicamente e com qualidade, dentro de um paradigma atual voltado à complexidade. Este questionamento advém da situação atual das IES, que passam por questionamentos epistemológicos, metodológicos, tecnológicos, mas também de vertente da sustentabilidade. Inicia com a discussão sobre a educação na contemporaneidade, tratando dos paradigmas educacionais atuais e de sua íntima ligação com as tecnologias; passa pela análise dos aspectos de sustentabilidade; relata o estudo de caso do curso de Licenciatura em Música de uma IES de grande porte do Paraná, a Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), analisando o perfil do ingressante; e, por fim, propõe a utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) neste âmbito, conceituando-as como alternativa para solução das problemáticas apontadas. Conclui-se que o uso das TICs no ensino superior faz-se cada vez mais imprescindível, tanto como um meio de se efetivar a aquisição do conhecimento dentro da universidade, quanto um elemento que deve fazer parte do aprendizado de um futuro profissional quando do exercício de sua profissão.
- ItemPesquisa e inovação responsáveis e seus pressupostos na cibercultura(2022) KOWALSKI, Raquel Pasternak Glitz; HILU, LucianeEste trabalho apresenta um estudo de caso qualiquantitativo desenvolvido em instituição de ensino superior de grande porte no estado do Paraná, Brasil. Analisa a aplicação de uma proposta pedagógica que almeja o desenvolvimento de um projeto de design baseada em desafio de temática social como parte da investigação de um projeto internacional que tem como pressuposto os preceitos de Responsible Research and Innovation (RRI). A pesquisa objetivou a discussão sobre como as Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) podem auxiliar na construção de habilidades de trânsito e aquisição de conhecimento na cibercultura de forma responsável, aberta e cidadã. O projeto internacional que forneceu subsídios para esta pesquisa foi financiado pela Comissão Europeia, uma iniciativa para promover habilidades para RRI por meio de Recursos Educacionais Abertos (REA). A pesquisa centrou-se nas atividades realizadas com estudantes de uma turma de 5º período do curso superior de Design Digital. A proposta pedagógica constitui-se em sete fases, sendo que ao final os resultados foram apresentados e discutidos de forma coletiva pelos estudantes. Também ocorreu uma autoavaliação dos alunos do processo formativo e da metodologia desenvolvida ao longo do semestre, por meio de questionário on-line. Os dados deste estudo incluíram estudantes coordenados por dois professores que participaram da experiência colaborativa de coprodução. Dos resultados obtidos, foi possível perceber que os estudantes entendem a importância da construção das habilidades levantadas, mas que ainda possuem dificuldades no exercício dos conceitos relativos à abertura de forma responsável.