Navegando por Autor "HICKMANN, Girlane Moura"
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- ItemO Papel da Fluência de Leitura na Compreensão Textual de Estudantes do Ensino Fundamental(2024) HICKMANN, Girlane Moura; GUIMARÃES, Sandra Regina KirchnerA fluência em leitura é um construto multidimensional, cujos componentes (precisão, velocidade e prosódia) têm sido destacados como relacionados à compreensão leitora. Entretanto, a direção desta relação é ainda uma questão controversa: alguns autores afirmam que a fluência precede a compreensão, enquanto outros afirmam existir uma interação recíproca entre elas. O objetivo deste estudo foi avaliar a fluência e a compreensão leitora de 114 estudantes, do 3º, 4º e 5º ano do Ensino Fundamental, verificar as correlações entre a fluência e a compreensão leitora, nos níveis literal e inferencial, e investigar diferenças de desempenho em fluência e compreensão leitora, quando se comparam os alunos da escola particular e pública. Os dados foram coletados por meio da leitura de um texto narrativo. Os resultados sugerem que tanto a leitura com precisão como com prosódia, especialmente esta última, são habilidades importantes para a compreensão leitora. Contudo, dado o alcance correlacional da presente pesquisa, não se pode estabelecer uma possível conexão causal entre as variáveis. Conclui-se serem necessários estudos longitudinais para explorar o desenvolvimento da fluência e verificar o quanto cada um dos componentes explica a compreensão leitora.
- ItemRepresentações sociais sobre redução da maioridade penal: um estudo com protagonistas da rede de proteção(2017) HICKMANN, Adolfo Antonio; ASINELLI-LUZ, Araci; TEIXEIRA, Edival Sebastião; HICKMANN, Girlane MouraO artigo relata investigação que teve por objetivo identificar quais são as representações sociais sobre a redução da maioridade penal evocadas pelos atores sociais que compõem a Rede de Proteção de crianças e adolescentes na região metropolitana de Curitiba. A pesquisa teve 143 participantes, sendo 84% mulheres e 16% homens. Os dados foram colhidos mediante a utilização de um protocolo que continha questões de identificação e uma questão de evocação livre cujo termo indutor era Redução da Maioridade Penal.