Logo da Base
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
Logo da Base
  • Base de Dados
  • Toda a Edubase
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "HENNING, Paula Corrêa"

Agora exibindo 1 - 4 de 4
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    Efeitos de sentido em discursos educacionais contemporâneos: a figura falaciosa da liberdade como promessa de redenção
    (2010) HENNING, Paula Corrêa; RATTO, Cleber Gibbon
    This text takes Liberty, one of the flags of the French Revolution, as an emblematic figure of modern episteme, which gives support to the production of a particular moral subject. For that, it examines parts of doctoral theses presented in 2006 to the Gr
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    Infância, natureza e animais não humanos: uma aposta na filosofia com crianças na escola
    (2023) OLIVEIRA, Paola Silveira de; HENNING, Paula Corrêa
    O texto objetiva discutir sobre uma experiência filosófica com crianças da Educação Infantil em uma escola pública do interior do Rio Grande do Sul. O objetivo do estudo é problematizar as nossas relações com o mundo, especialmente junto aos animais não-humanos. Potencializando a tríade infância, filosofia e escola, o artigo examina as múltiplas possibilidades de encontro com as nossas relações com o mundo e o modo como enxergamos a natureza e os animais não-humanos. A experiência com as crianças fez criar-se outras formas de relação com a natureza e com o não-humano, para além daquelas recorrentemente antropocêntricas fundadas na modernidade. Colocar em suspenso os modos hegemônicos de se relacionar com a natureza foi uma das propostas desse movimento filosófico com crianças. O exercício da filosofia com crianças pode nos levar a abrir passagem a experiência do pensamento, não aquela que insiste nas respostas às perguntas, mas naquela que nos mobiliza a invenção de problemas e de perguntas. O exercício filosófico junto a essa turma de crianças nos potencializa a criar perguntas e disparar o pensamento para elaboração de nós mesmos, na articulação com o mundo, com a natureza e com os animais não-humanos.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    Por uma estética da existência queer?! intuições, dissidências e educação
    (2023) SILVA, Robson Guedes da; HENNING, Paula Corrêa
    O ensaio em questão busca apresentar alguns dos saberes que construíram o campo da teoria queer e discutir algumas noções que foram importantes para sua emergência como campo conceitual. O dispositivo da sexualidade de Michel Foucault e a performatividade de gênero de Judith Butler contribuíram para conformar um vasto repertório conceitual, constantemente utilizado e interrogado. A partir dessas leituras, através de procedimentos bibliográficos, intentamos debater a estética da existência em Michel Foucault e de que maneiras podemos pensá-la em articulação com o cenário contemporâneo e com os estudos queer. Percebemos que as práticas conservadoras atuais são reação ao aparecimento dos corpos queer e que suas ações visam circunscrever a violência como política de morte. Como devir, podemos pensar na resistência como caminho produtivo, fomentando outras formas de vida. Pela estética da existência queer talvez seja possível reivindicar outros modos de vida.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    Verdades educacionais no Brasil e na Espanha: tensionamentos ambientais sob análise
    (2019) HENNING, Paula Corrêa
    This article aims to analyze two discursive events in the history of Environmental Education (EE) in Brazil and Spain. The analytical corpus of the study is the legal frameworks on education in both countries and the cross-cutting of definitions established by international events and documents on education for environmental concerns. The first event refers to the presence of the interdisciplinary in the school spaces; the second is the configuration of what UNESCO institutes as an unfolding of EA in the current scenario, the Education for Sustainable Development (ESD). From the problematization about the concept of truth and neoliberal governmentality, the text assumes post-structuralist studies, especially from Friedrich Nietzsche and Michel Foucault. It is by straining the values of truth ​​that these constructions carry that the exercise of radical criticism proposed by foucault can be minimally operated by us.

Logo Edubase e SBU


ISSN 1518-6385

Rua Sérgio Buarque de Holanda, 421
Cidade Universitária Zeferino Vaz
Distrito de Barão Geraldo
13083-859 - Campinas - SP - Brasil
Telefone: (19) 3521-6729

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão