Logo da Base
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
Logo da Base
  • Base de Dados
  • Toda a Edubase
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "HAYASHI, Carlos Roberto Massao"

Agora exibindo 1 - 5 de 5
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    A obra do Padre Antonio Vieira na agenda das pesquisas acadêmicas no Brasil
    (2012) HAYASHI, Maria Cristina Piumbato Innocentini; FERREIRA JUNIOR, Amarílio Ferreira; BITTAR, Marisa; HAYASHI, Carlos Roberto Massao
    Although having passed 400 years of birth of Father Antonio Vieira, scholars still debate the relevance of the his words, searching for answers that will illuminate the meaning of life and work of the Jesuit as inspiration for further researches. This article examines how the work of Antonio Vieira was appropriate in academic studies developed in Brazil, through recognition of scientific production consolidated in theses and dissertations in graduate programs in the country, with regard to the themes addressed in his most aspects. The methodology consisted of reading the abstracts and full texts for authors and categorizing of themes, which were analyzed by bibliometric approaches and historical research analytic and descriptive.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    Competências informacionais para utilização da análise bibliometrica em Educação e Educação Especial
    (2005) HAYASHI, Maria Cristina Piumbato Innocentini; SILVA, Marcia Regina da; HAYASHI, Carlos Roberto Massao; FERREIRA JUNIOR, Amarilio; FARIA, Leandro Innocentini Lopes de
    In the current context of the knowledge society, the technological transformations produce knowledge that characterize the contemporary world through the use of the information and communication technology, based on the principles of the interdisciplinar
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    Comunidade de prática no ensino superior
    (2016) PEREIRA, Vagner Ricardo de Araujo; HAYASHI, Carlos Roberto Massao
    O objetivo deste trabalho é analisar a inserção, no ensino superior, de um recurso da gestão do conhecimento denominado Comunidade de Prática (CoP) ou Comunidade de Aprendizagem Profissional.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    Contribuições teóricas para uma revisão dos princípios e práticas da representação do conhecimento
    (2005) HAYASHI, Maria Cristina Piumbato Innocentini; SILVA, Márcia Regina da; HAYASHI, Carlos Roberto Massao; JÚNIOR, Amarílio Ferreira; FARIA, Leandro Innocentini Lopes de
    This paper discusses the theoretical fundaments of knowledge organization, in its linguistic and cultural bases. It tries to relate Bakhtin’s theory, specifically verbal interaction, with the principles of knowledge representation, founded o
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    Controvérsias sociotécnicas: uma proposta didática para o ensino de engenharia
    (2019) PEREIRA, Vágner Ricardo de Araújo; HAYASHI, Carlos Roberto Massao
    Neste artigo é apresentada uma proposta didática interdisciplinar com o objetivo de analisar questões sociotécnicas controversas em cursos de engenharia e contribuir para o desenvolvimento dos raciocínios crítico e reflexivo por meio da argumentação. A proposta foi elaborada com base em pesquisa realizada em uma turma de engenharia em horário extraclasse. A pesquisa foi delineada na forma de estudo de caso com análise qualitativa de dados. Os resultados indicam que os estudantes se envolvem e valorizam atividades interdisciplinares em sua formação profissional, entretanto, introduzi-las no currículo regular ainda é um desafio.

Logo Edubase e SBU


ISSN 1518-6385

Rua Sérgio Buarque de Holanda, 421
Cidade Universitária Zeferino Vaz
Distrito de Barão Geraldo
13083-859 - Campinas - SP - Brasil
Telefone: (19) 3521-6729

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão