Navegando por Autor "HALMANN, Adriane Lizbehd"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAutoria de conteúdos digitais por professores em formação: potencialidades para apropriação científico-tecnológicas(2012) HALMANN, Adriane LizbehdO atual contexto de desenvolvimento das tecnologias da informação e comunicação faz emergir possibilidades de movimentos autorais em rede, o que vem transfor-mando significativamente a educação científico-tecno-lógica, apontando para a necessidade da investigação de suas potencialidades no contexto da formação de professores. Tendo a construção de conteúdos digitais por professores em formação como campo de análise, este estudo buscou compreender suas implicações na apropriação científico-tecnológica desses sujeitos. Para tanto, a pesquisadora provocou e observou eventos de construção de conteúdos digitais em duas licenciaturas, em Física e em Educação do Campo, na Universidade Federal da Bahia, entre 2008 e 2011. Os resultados apon-taram que a inserção de equipamentos não determina, por si só, os processos com eles desencadeados, mas traz condições para a implementação de outras situações de aprendizagem, potencializando construções autorais em diversas linguagens. Também foi possível perceber que processos autorais, com as tecnologias digitais, potencializam outras práxis, para além das práticas reprodutivistas. Contudo, notou-se que as concepções dos professores, principalmente as empiristas, mais do que qualquer tecnologia, condicionam suas práticas, levando-os, inclusive, à tentativa de reproduzir antigos paradigmas educacionais, agora com as tecnologias di-gitais. As análises possibilitam afirmar que são profícuas as potencialidades dos processos autorais de conteúdos digitais para a apropriação científico-tecnológica por professores em formação. Entretanto é imperioso que sejam criadas, na formação dos professores, condições adequadas, visando uma educação científica que amplie os sentidos construídos pelos sujeitos acerca das ciên-cias, qualificando sua atuação no mundo
- ItemAutoria de professores em blogs: potencialidades para a reflexão e ressignificação da prática docente de professores de ciências(2018) MACIEL, Acta Maiara Evangelista; HALMANN, Adriane LizbehdContemporary web authorship has been described as potential for the construction of different writing and world readings, which has been used by some Science teachers who maintain blogs about their teaching practices. It is known that the authorship is closely linked to the reflection and construction of new meanings for the practices, but how does this happen about Science teachers bloggers? For to investigate this phenomenon, a master's research was designed with the following objective: to understand how the authorship of teachers in blogs can trigger processes of reflection and resignification of the teaching practice. This is a qualitative and netnographic research that was developed with the insertion of researchers in the locus of the phenomenon investigated: the blogosphere. It was possible to observe the authors processes in the analyzed blogs, which was complemented by online semistructured interviews. One of the aspects analyzed was in relation to the process of authoring posted on blogs, which has been shown to be motivated by daily concerns and also for scientific divulgation. Another aspect pointed out by the teachers in their reports was that blogs function as spaces with great potential for reflection and resignification of teaching practice. Finally, the collaborative writing process was analyzed, and the research findings demonstrate that this authorial and reflexive process in blogs is important for the continuing education of teachers, authors and bloggers. It is concluded, therefore, that the web can foster collaboration, with multi-author texts, that interact from different times and spaces and, in turn, have repercussions on daily teacher education and practices.