Navegando por Autor "GUIMARÃES, Sandra Regina Kirchner"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemO Papel da Fluência de Leitura na Compreensão Textual de Estudantes do Ensino Fundamental(2024) HICKMANN, Girlane Moura; GUIMARÃES, Sandra Regina KirchnerA fluência em leitura é um construto multidimensional, cujos componentes (precisão, velocidade e prosódia) têm sido destacados como relacionados à compreensão leitora. Entretanto, a direção desta relação é ainda uma questão controversa: alguns autores afirmam que a fluência precede a compreensão, enquanto outros afirmam existir uma interação recíproca entre elas. O objetivo deste estudo foi avaliar a fluência e a compreensão leitora de 114 estudantes, do 3º, 4º e 5º ano do Ensino Fundamental, verificar as correlações entre a fluência e a compreensão leitora, nos níveis literal e inferencial, e investigar diferenças de desempenho em fluência e compreensão leitora, quando se comparam os alunos da escola particular e pública. Os dados foram coletados por meio da leitura de um texto narrativo. Os resultados sugerem que tanto a leitura com precisão como com prosódia, especialmente esta última, são habilidades importantes para a compreensão leitora. Contudo, dado o alcance correlacional da presente pesquisa, não se pode estabelecer uma possível conexão causal entre as variáveis. Conclui-se serem necessários estudos longitudinais para explorar o desenvolvimento da fluência e verificar o quanto cada um dos componentes explica a compreensão leitora.