Navegando por Autor "GUIMARÃES, Paula"
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- ItemA complementaridade entre educação (formal, não formal e informal) e (auto, hetero e eco) formação: uma discussão a partir de autobiografias(2021) GUIMARÃES, Paula; FARIA-FORTECOËF, ClarisseEste texto inscreve-se no debate sobre o valor da experiência e das aprendizagens que desta decorrem, tendo como campo teórico a educação de adultos. Nele discute-se a articulação entre as modalidades de educação formal, não formal e informal. Esta relaçãotorna-se coerente nas biografias de sujeitos inscritas em contextos históricos específicos. Esta articulação relaciona-se com a necessária ligação entre a auto, hetero e ecoformação, quando se discutem aprendizagens desenvolvidas. Depois de uma discussão de caráter teórico, são analisadas duas autobiografias que se inscrevem no contexto da emigração portuguesa em França, nas quais os sujeitos relatam momentos-chave de educação e formação. Este debate permite responder à questão: como é que a educação formal, não formal e informal, assim como a auto, a hetero e a ecoformação se traduzem em aprendizagens? A análise de conteúdo é a técnica de discussão de dados usada. A interpretação dos dados coletados enfatiza a circunstância de a educação e a formação, resultantes de dinâmicas individuais e coletivas, permitirem desenvolver aprendizagens que enfatizam saber aprender, saber compreender e saber projetar-se
- ItemTransições para a literacia dominante: perspetivas de coordenadores de centros de educação e formação de adultos(2012) SILVA, Ana; GUIMARÃES, Paula; DIONÍSIO, Maria de LourdesO processo de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências (RVCC) é hoje considerado o maior movimento de requalificação da educação de adultos em Portugal. Tido como um importante dispositivo para a reconversão da sociedade e da economia portuguesas, pode dizer-se que o processo de RVCC, com lugar nos Centros de Novas Oportunidades (CNOs), tem a literacia2 como eixo essencial de ação, na medida em que, por um lado, o reconhecimento e validação de competências assentam maioritariamente em tarefas de leitura e escrita (histórias de vida, portefólios, etc.) e, por outro lado, as competências a reconhecer são, em última instância, relativas à compreensão e produção de textos (em Ciências, Matemática, Linguagem e Comunicação, etc...). Neste texto, coloca-se no centro da reflexão o modo como nove coordenadores de CNOs do distrito de Braga, Portugal, perspetivam mudanças nas relações dos sujeitos com as práticas de literacia, quando estes passam pelo processo de RVCC. Toma-se, assim, em consideração não só as configurações da literacia no âmbito da educação de adultos, como as conceções de leitura e de escrita que estão subjacentes às práticas pedagógicas de cada CNO, relatadas e descritas por cada coordenador. Entre as principais conclusões, destacam-se algumas (des)continuidades entre as orientações produzidas no âmbito do discurso oficial e as práticas especializadas no processo de RVCC; entre as conceções de literacia dos coordenadores e as mudanças por eles apontadas ao nível do relacionamento dos adultos com os textos.