Navegando por Autor "GUIMARÃES, Adriana Coutinho de Azevedo"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemInitial education evaluation of a physical education program: perceptions of graduates from a public university in the state of Santa Catarina(2021) SALLES, William das Neves; MARTINS, Samara Escobar; LUIZ, Maria Eduarda Tomaz; GUIMARÃES, Adriana Coutinho de Azevedo; Alcyane, AlcyaneEste estudo de métodos mistos investigou percepções de graduados em Educação Física (EF) sobre sua formação inicial, realizada em uma universidade pública do Estado de Santa Catarina. Aplicou-se um questionário on-line para coletar informações sobre a formação inicial de 94 egressos (50 bacharéis e 44 licenciados) formados sob nova proposta curricular implementada em 2008 na instituição. As atividades de extensão (8,35 ± 1,51) e atividades de pesquisa (8,24 ± 1,66) obtiveram as maiores pontuações, com ênfase na diversidade de estruturas e opções oferecidas. Os colegas de graduação (7,45 ± 1,73), devido à falta de comprometimento com o curso, e a estrutura curricular (7,64 ± 1,59), devido aos problemas na organização dos cursos, receberam as classificações mais baixas. Os licenciados avaliaram seu curso melhor que os bacharéis, especialmente nos componentes docentes (T = 8,55 ± 1,02; B = 7,28 ± 1,37), colegas de classe (T = 7,91 ± 1,60; B = 7,04 ± 1,76), infraestrutura física (T = 8,30 ± 1,69; B = 7,64 ± 1,34), estágios supervisionados (T = 8,61 ± 1,45; B = 7,72 ± 1,73) e avaliação geral do curso (T = 8,64 ± 1,10; B = 7,82 ± 1,35). Os estágios supervisionados, a estrutura curricular, o corpo docente e as atividades de extensão explicaram 59,0% da variação da avaliação geral do curso. Considerando esses resultados, os responsáveis pela estruturação da formação inicial em EF podem consolidar as práticas e componentes que foram bem avaliados, bem como pensar em alternativas para reduzir as fragilidades e os aspectos negativos percebidos pelos egressos.