Navegando por Autor "GUÉRIOS, Ettiène"
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- ItemMovimento constitutivo da prática docente complexa, transdisciplinar e criativa em geometria(2023) GUÉRIOS, Ettiène; GÓES, Heliza Colaço; SILVA, Adriano Aparecido daEste estudo indaga como se constitui a prática pedagógica docente complexa transdisciplinar e criativa entrelaçada com a auto-eco-recursão, a auto-reflexão recursiva e a auto-eco-construção, indicados por Guérios, Góes e Monteiro (2022), associados aos constructos “Ser criativo”, “Ser reflexivo” e “autonomia docente” abordados em Góes (2021) como indicadores para uma formação de professores complexa e transdisciplinar. De natureza qualitativa desenvolvida em uma perspectiva interpretativa, o estudo toma como elemento de análise episódios didáticos desenvolvidos por Silva (2023) em salas de aula de turmas de 1º ano do Ensino Médio de uma escola pública de Curitiba. Os episódios referem-se à docência de geometria por meio da organização de sequência didática pelo professor. Como resultado, tem-se a indicação de que a criatividade é potencializada na prática pedagógica quando a perspectiva transdisciplinar possibilita uma visão integrada entre mundo e conhecimentos escolares. Na constituição da prática pedagógica em tela, a criatividade está manifesta desde a ideia geratriz para a constituição da sequência didática, incluindo a incorporação de fatos imprevisíveis e inesperados, na condução ampliada do programado e na decorrente autonomia didática evidenciada. Conclui-se que a sequência didática que foi pensada para o processo formativo dos estudantes, no que tange à geometria como estudo do espaço, tornou-se um processo autoformativo para o professor, evidenciando a recursão e a reflexão como constitutivos da autonomia didática do professor.
- ItemO cálculo de Maria: contribuições de um jogo interdisciplinar para o desenvolvimento da cidadania(2018) JENDREIECK, Céres de Oliveira; GUÉRIOS, EttièneThe purpose of this article is to present a review of a research that investigated contributions that an interdisciplinary educational game provided for the development of skills of the mathematics and geography subjects of students of the 3rd year of elementary school. The main theoretical references were Grando (2000, 2004), Machado (2001, 2006) and Moura (1992, 2010). The research developed was qualitative and interventional. The participants were 8 students enrolled in the 3rd year of Elementary School. For the development of the research, an interdisciplinary game was created by the researchers and validated by a team of education professionals. For the data collection, an initial activity was carried out, five games followed by five activities focused on solving problem situations arising from the game and a final activity. Systematic observation was performed in loco with subsequent production of narratives, filming of matches and activities after the game and records of the resolutions of the initial and final activities. For the analysis, a unique method was created for this research, with a triangulation of the instruments. In this article we will present a fraction of the results obtained and their discussions. It is concluded that the game, with its interdisciplinary characteristic, can help teachers in mathematics and geography classes, besides allying mathematical learning to learning values for citizenship, constituting an educational resource.
- ItemPráticas educativas integradoras e transformadoras em tempo de pandemia: a experiência do projeto “Mundo mágico do CMEI na trilha de descobertas”(2022) VESTENA, Carla Luciane Blum; GUÉRIOS, EttièneTrata-se de um estudo analítico-reflexivo acerca da experiência vivenciada por professoras do município de Marquinho/PR, no momento do retorno à atividade presencial em tempo de pandemia. O objetivo foi identificar os reflexos da experiência formativa em práticas integradoras de professoras protagonistas de um projeto criativo ecoformador (PCE), realizado em um Centro de Educação Infantil (CMEI) participante da Rede Internacional de Escolas Criativas (RIEC). As práticas pedagógicas realizadas por professoras em tempo de pandemia no retorno às atividades presenciais nortearam a questão deflagradora do estudo. As categorias de análise foram: ação, emergência, emoção, prontidão. O aporte teórico foi assentado em Morin (2000; 2003), Zwierewicz (2016; 2019) e Maturana (1999; 2000). Os resultados evidenciaram que as professoras desenvolveram expertise em atuar na emergência, integrando razão e emoção em práticas criativas no processo de recepção escolar pós-pandemia.