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Navegando por Autor "GROSCH, Maria Selma"

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    A presença da paideia na pedagogia de Paulo Freire: uma proposta de educação cidadã
    (2021) WALTRICK, Ana Paula; SANTOS, Vanice dos; GROSCH, Maria Selma
    O presente artigo se caracteriza como uma pesquisa bibliográfica de caráter qualitativo, apresentada no Mestrado em Educação, propondo-se a descrever as aproximações e distanciamentos observados entre a paideia, desenvolvida na Antiguidade, e a educação libertadora, proposta pelo educador brasileiro Paulo Freire. O fortalecimento da filosofia na Grécia Clássica permitiu constituir novas relações que priorizavam, principalmente, a participação social dos cidadãos gregos. Paulo Freire embasa seus princípios educativos na dialogicidade, na autonomia e na defesa dos direitos essenciais a todos. Nesse sentindo, a educação cidadã, descrita em ambos, enaltece o ser humano como capaz de transformar suas realidades frente à sua humanização e ao seu entendimento de inacabamento que o conduz a um contínuo processo educativo.
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    Formação continuada de professoras alfabetizadoras: relações com a alfabetização e letramento
    (2020) ARRUDA, Leticia; GROSCH, Maria Selma
    A formação continuada é um processo constante, sendo importante que promova a autonomia e a criticidade das professoras alfabetizadoras, além de oportunizar a busca de instrumentos necessários no processo de alfabetização e letramento dos estudantes. Ler e escrever proporcionam aos seres humanos a capacidade de ação segundo suas normas e conceitos e geram as condições necessárias para alcançar níveis mais elevados de aprendizagem. A pesquisa teve como objetivo geral analisar a concepção das professoras alfabetizadoras sobre a alfabetização na perspectiva do letramento. Com abordagem qualitativa, os dados foram coletados por meio de questionário, contendo nove perguntas fechadas, junto a 30 professoras efetivas com experiência em turmas de 1º e/ou 2º ano da rede municipal de educação de Lages, SC. Na segunda etapa da pesquisa empírica, foram selecionadas as professoras, de acordo com os critérios de inclusão, para a realização da entrevista semiestruturada. Após a pesquisa, foi possível verificar, de acordo com a percepção das professoras, que as turmas de 1º e 2º anos necessitam de um enfoque diferenciado, levando em consideração a importância da alfabetização e do letramento para os estudantes. Exaltam, também, a premência de práticas alfabetizadoras que promovam, com os estudantes, possibilidades de avanços no conhecimento e transformação da realidade social em que vivem. Desse modo, torna-se imprescindível que a formação continuada de alfabetizadoras oportunize às professoras aprofundarem questões inerentes a esse processo e que levem em consideração as práticas e exigências educacionais no desenvolvimento dos conteúdos curriculares da Educação Básica.
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    Formação continuada numa parceria da universidade e semeds, da região de Blumenau (SC), e seus desdobramentos no interior da escola através do coletivo de professores
    (2006) GROSCH, Maria Selma
    O presente texto constitui um ensaio de reflexão sobre o caráter político da formação continuada, desvelado à luz das concepções de Hannah Arendt sobre o que é política e o que significa a condição de professores como sujeitos políticos, com repercussão no que determina o maior ou menor nível de politicidade nas ações pedagógicas empreendidas no interior da escola. Aborda-se a ação como política, aprofundando as questões ligadas à ação como atividade essencialmente humana, como base teórica para análise de uma experiência vivenciada no Programa de Formação Continuada de Profissionais da Educação no Centro de Ciências da Educação da Universidade Regional de Blumenau (Furb), numa ação desencadeada com professores da Educação Básica da Rede Municipal de Ensino de Timbó, SC. Essa parceria entre a Universidade Regional de Blumenau (Furb) e a Semed já vem acontecendo desde o ano de 2004, numa ação contínua em um grupo de, aproximadamente, cento e setenta professores. Defende-se que o professor como sujeito social, com seus hábitos e costumes, valores e crenças pode encontrar na escola o espaço público para o engendramento de ações políticas na educação. Neste texto, aborda-se também o contexto de uma ação eminentemente política dos professores, na comunicação de suas práticas pedagógicas, expondo-se no espaço público e submetendo-se à avaliação dos seus pressupostos educacionais como um exercício de liberdade, emancipação e autonomia.

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ISSN 1518-6385

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