Navegando por Autor "GRIMM, Viviane"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
- Item“Imigrantes” versus “nativos” digitais: o discurso de tecnologias digitais em políticas curriculares(2016) LOUREIRO, Carla Cristiane; GRIMM, Viviane; MENDES, Geovana Mendonça LunardiOs discursos de “nativo digital” e “imigrante digital” em políticas curriculares são objeto central de análise neste artigo. Buscou-se refletir sobre as relações entre docência, criança, infância, tecnologia e currículo, utilizando-se como material empírico alguns documentos curriculares elaborados pelo Governo Federal brasileiro a partir dos anos 2000. A partir da pesquisa, observou-se que o lugar social da criança na relação com as tecnologias digitais é marcado pela existência de uma “expertise” garantida por uma “experiência geracional inata” (criança-nativos) em contraposição às demais gerações (docentes-imigrantes), apontando uma visão naturalizada e determinista sobre a tecnologia em detrimento a usos mais significativos e possibilidades de empoderamento de professores e crianças.