Navegando por Autor "GONÇALVEZ, Paula Regina Ventura Amorim"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemA integração de dados culturais de repositórios digitais um panorama dos Hubs da DPLA(2022-03-06) TRIQUES, Maria Lígia; GONÇALVEZ, Paula Regina Ventura Amorim; ALBUQUERQUE, Ana Cristina deIntrodução: A Digital Public Library of America (DPLA) é uma iniciativa que visa ampliar o alcance de seu conteúdo e as possibilidades de aprimoramento e utilização dos dados para a geração de novos conhecimentos a partir da integração de dados. A busca pela integração, contudo, resulta em uma série de possibilidades e desafios para os quais os repositórios digitais, provedores e servidores de dados, precisam se adaptar. Objetivo: Apresentar um panorama das soluções tecnológicas subjacentes à coleta e disponibilização de dados dos repositórios parceiros da DPLA, denominados Hubs, de modo a pontuar aspectos das oportunidades e dos desafios de interoperabilidade que eles enfrentam na busca pelo acesso integrado. Metodologia: A pesquisa se caracteriza como bibliográfica, qualitativa e exploratória, com análise baseada na discussão da literatura combinados com os resultados obtidos na análise das plataformas. Resultados: Apresenta-se como resultados as soluções tecnológicas adotadas tanto pela DPLA, para coletar e agregar dados, como dos Hubs, provedores de dados, que utilizam diferentes soluções para agregar dados das diversas instituições culturais contribuintes e fornecê-los à DPLA. Conclusão: Conclui-se que apesar dos desafios técnicos, semânticos e gerenciais, existem grandes esforços para adotar soluções e melhores práticas visando principalmente o engajamento dos provedores de dados. Tanto os Hubs quanto suas instituições contribuintes apresentam programas de incentivo e auxílio à digitalização e à documentação, bem como diretrizes para garantir a qualidade e os direitos legais de acesso do conteúdo, o que é fundamental para melhorar a experiência dos usuários e multidimensionar as possibilidades de transformar informação em conhecimento.