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Navegando por Autor "GONÇALVES, Pâmella Benevides"

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    Preservação digital distribuída para teses e dissertações: uma proposta para as bibliotecas universitárias da Unesp e UFRN
    (2022) GONÇALVES, Pâmella Benevides; MARQUES, Clediane de Araújo Guedes; BASTOS, Flávia Maria; FERRARO, Fabiana Colares; LOUREIRO, Ana Cristina Figueiredo
    Introdução: As teses e dissertações digitais (ETDs), são documentos importantes e necessários para a conclusão dos cursos de pós-graduação, desse modo, é importante a sua preservação a longo prazo. Devido à especificidade de seus metadados foi elaborada a proposta de preservação digital, para as teses e dissertações da Universidade Estadual Paulista (Unesp) e da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), com base no modelo de Preservação Digital Distribuída (PDD) junto à Rede Cariniana do Instituto Brasileiro de Ciência e Tecnologia (IBICT). Objetivo: Estabelecer uma proposta de preservação digital distribuída para as (ETDs) dessas universidades, integrada a seus repositórios institucionais e identificar os requisitos para compor um ciclo de vida para (ETDs) que incorpore o processo de preservação digital. Metodologia: Trata-se de um levantamento bibliográfico na área da Ciência da Informação, que considera definições, estratégias e metodologias aplicáveis ao ciclo de vida da preservação digital de ETDs. Resultados: A Unesp e a UFRN reconheceram na literatura os requisitos e etapas para compor o processo do ciclo de vida de preservação digital, os quais contemplam todas as etapas, desde sua criação, uso, reuso, migração e/ou emulação e armazenamento. E como parte do processo elaboraram uma “minuta de um modelo da política de preservação digital de coleções em repositórios institucionais e bibliotecas digitais”. Conclusão: Constatou que a preservação das ETDs deve ser constante, contínua e atualizada. As instituições prosseguem com os estudos, com o intuito de finalizar o plano de ação e implantação da referida proposta de preservação digital distribuída.

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ISSN 1518-6385

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