Navegando por Autor "GONÇALVES, Gustavo"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemUma proposta de ensino de relações trigonométricas em ângulos notáveis por meio do material concreto prédio trigonométrico(2021) GONÇALVES, Gustavo; RIBEIRO, Eduardo Boff; KAROLESKI, Gregor Dimitri Teixeira; MELLO, Kelen Berra deÉ importante que o professor promova o desenvolvimento de uma aprendizagem ativa e significativa, buscando métodos que permitam ir do concreto ao abstrato. Neste sentido, foi planejado e aplicado uma proposta de aula envolvendo o material concreto denominado Prédio Trigonométrico. O objetivo deste artigo é refletir sobre essa prática docente a fim de apresentar possibilidades para o professor de matemática no uso desse material e da experimentação no ensino de trigonometria. A proposta utiliza da manipulação do objeto e de um roteiro de aplicação para obtenção de resultados do seno, cosseno e tangente dos ângulos notáveis. Após a atividade, foi aplicado um outro questionário perguntando sobre a efetividade do material para os alunos. Em grande maioria, os alunos elogiaram a aplicação, mostrando que foi um facilitador em sua aprendizagem. Além disso, percebemos que os alunos foram capazes de abstrair resultado como o valor das relações trigonométricas para o ângulo de 90°. Com isso, notamos um potencial na aplicação de tal metodologia, que pode auxiliar o professor no ensino de trigonometria no Ensino Fundamental e Médio