Logo da Base
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
Logo da Base
  • Base de Dados
  • Toda a Edubase
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "GOMES, Mateus das Neves"

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    Modelagem computacional na perspectiva ciência, tecnologia e sociedade cenário dos currículos dos cursos de engenharia mecânica em instituições federais
    (2023) BATISTA, Rodrigo Costa; GOMES, Mateus das Neves; PELISSARI, Lucas Barbosa
    Novas tecnologias têm incentivado o debate sobre a necessidade de suas integrações no processo de ensino e aprendizagem, permitindo a formação de profissionais aptos para atender as demandas da sociedade e as exigências de um mercado de trabalho cada vez mais dinâmico. Somando-se a isto tem-se o surgimento de um novo perfil de estudantes, com a necessidade de uma educação voltada para a realidade em que estão inseridos. O presente artigo tem como objetivo analisar a presença da modelagem computacional (MC) como metodologia de aprendizagem nos currículos das graduações em engenharia mecânica em Instituições de Ensino Superior públicas federais, buscando verificar a existência de conexões e articulações com a área da Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS). Para tanto foi realizado um estudo descritivo, por meio de uma abordagem qualitativa a partir de uma pesquisa documental. Os resultados permitiram identificar que os conceitos relacionados à MC e à abordagem CTS nos currículos dos cursos de engenharia mecânica não trabalham de maneira integralizada e contínua ao longo do curso. Constatou-se que não houve relação direta entre os conceitos analisados com os desempenhos das instituições em exames de avaliação de curso. Concluiu-se que juntamente com a necessidade de reformulação e adequação dos currículos dos cursos de engenharia mecânica, existe a necessidade de implementação de novas metodologias de avaliações. Buscando uma formação onde se trabalhe de forma articulada os conceitos de MC e o enfoque CTS de forma a atender os anseios dos estudantes e as demandas do mercado atual por profissionais capacitados.

Logo Edubase e SBU


ISSN 1518-6385

Rua Sérgio Buarque de Holanda, 421
Cidade Universitária Zeferino Vaz
Distrito de Barão Geraldo
13083-859 - Campinas - SP - Brasil
Telefone: (19) 3521-6729

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão