Navegando por Autor "GOELZER, Juliana"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemDiálogos auto(trans)formativos com professoras de turmas multi-idades na educação infantil: a atualidade da obra freireana e os desafios à formação inicial(2021) GOELZER, Juliana; HENZ, Celso IlgoEste artigo apresenta alguns dos resultados de uma pesquisa realizada com professoras de turmas multi-idades de uma Unidade de Educação Infantil, que teve o objetivo de investigar os possíveis processos auto(trans)formativos, provocados a partir da escuta sensível e do olhar aguçado às crianças nessas turmas, e os desafios colocados à formação inicial das professoras. O percurso metodológico, orientado pela Pesquisa auto(trans)formação, foi realizado a partir de Cartas Pedagógicas e de Círculos Dialógicos Investigativo-auto(trans)formativos realizados com onze professoras que atuaram/atuam nessas turmas. Os resultados evidenciam a importância da reflexão crítica na e sobre a prática, e a necessidade de (com)vivências na escuta sensível e no olhar aguçado às crianças já desde a formação inicial como princípio basilar de uma práxis humanizadora.