Navegando por Autor "GOBARA, Shirley Takeco"
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- ItemO estado do conhecimento sobre as salas de recursos multifuncionais: as produções acadêmicas dos programas de pós-graduação(2021) PLAÇA, Jaqueline Santos Vargas; GOBARA, Shirley TakecoO presente artigo tem como objetivo apresentar o Estado do Conhecimento das produções acadêmicas, dos programas pósgraduação stricto sensu no Brasil, que tem como objeto as Salas de Recursos Multifuncionais. Para a realização deste levantamento, buscamos a produção acadêmica na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD) e a seleção dos trabalhos foi realizada por meio de categorias relacionadas à utilização e à situação atual das salas de recursos. Evidenciamos poucos trabalhos que trazem as salas de recursos como tema e, dos trabalhos analisados, grande parte deles apresenta a temática capacitação de professores
- ItemPesquisas em tecnologias educacionais em um programa de pós-graduação em educação(2020) VINHOLI JUNIOR, Airton José; MELO, Dante Alighieri Alves de; GOBARA, Shirley TakecoNeste trabalho realizamos um levantamento de dissertações e teses, com pesquisas defendidas entre 2000 e 2015, relacionadas ao uso de tecnologias educacionais, que foram desenvolvidas no Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Os trabalhos foram localizados no caderno de resumos disponíveis no Programa. Buscamos identificar se o foco dos trabalhos estaria relacionado ao uso das tecnologias educacionais, analisando os títulos e resumos e consultando sempre que necessário os textos completos. Em seguida analisamos os 33 trabalhos encontrados utilizando como instrumento uma ficha de análise de dissertações e teses. Agrupamos os trabalhos em sete categorias temáticas, sendo que as mais investigadas foram: “prática docente com tecnologias”, “ensino e/ou aprendizagem de matemática”, “tecnologia, educação e concepções de professores”, “ensino e/ou aprendizagem de ciências” e “formação de professores”. Também foram estudados temas como “políticas públicas educacionais” e “psicologia educacional”. Os resultados dessa análise documental mostram que ainda há muitas lacunas a serem preenchidas, a exemplo da dificuldade de se encontrar temáticas de fundamental relevância, como “formação de professores” e “políticas públicas educacionais”, que foram pouco investigadas e situam-se apenas entre os anos de 2002 a 2005