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Navegando por Autor "GISI, Maria Lourdes"

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    A evasão em curso de pedagogia a distância: um olhar a partir dos tutores
    (2018) CORDEIRO, Gisele do Rocio; GISI, Maria Lourdes
    Este trabalho tem como objeto de estudo a evasão na educação superior, uma problemática que decorre de múltiplas causas relacionadas tanto a fatores internos como externos às instituições de ensino.
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    A experiência dos estudantes do Programa Universidade para Todos (PROUNI) na produção científica em teses e dissertações 2007-2017
    (2023) PEDROSO, Polyana Raquel; GISI, Maria Lourdes
    Desde a implementação do Programa Universidade para Todos (PROUNI), pela Lei nº 11.096/2005, tem-se beneficiado inúmeros estudantes brasileiros no acesso à educação superior privada. Considerando o período de 2007, quando se iniciam as publicações até 2017, surgiu o interesse em analisar as produções científicas sobre a experiência dos estudantes do Prouni. Para tanto, foi realizado um estudo de revisão sistemática, em dissertações de mestrado e teses de doutorado, na base de dados da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD). Foi utilizado o protocolo para a revisão sistemática proposto por Schiavon (2015, p. 54-72), nas suas seguintes fases: 1- Validação sobre a existência da revisão sobre o tema; 2- Elaboração do protocolo de revisão; 3- Aplicação do protocolo de revisão; 4- Análise dos estudos coletados. Foram encontradas 31 publicações neste estudo e, destas, 9 eram teses de doutorado e 22 dissertações de mestrado. O estudo evidenciou diversas percepções sobre o Prouni, mas o que se sobressai é que ele é visto pela maioria como um programa que não democratiza a educação superior brasileira, pois embora essa política possibilite o acesso à educação superior, não se preocupa com a permanência desses estudantes e nem garante a universalidade do direito à educação superior a todos os jovens brasileiros. Pode-se concluir, ainda, que esses estudantes pertencem a uma classe social trabalhadora e que enfrentam diversas dificuldades para permanecer no ambiente universitário, dificuldades essas que vão muito além do âmbito econômico e têm implicações nas subjetividades dos estudantes.
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    As desigualdades brasileiras começam na escola: escolarização voltada ao Trabalho Decente e ao Pronatec
    (2022) FLORIANO, Erika Ferreira; GISI, Maria Lourdes; PRADO, Leandro Aparecido do
    O presente artigo trata da escolarização voltada para a inserção do jovem no mercado de trabalho e dos documentos e acordos, em nível nacional e internacional, que baseiam as decisões relacionadas à formação para o alcance do trabalho decente da juventude. A análise documental se dá com a avaliação do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico (Pronatec) enquanto política de Educação Profissional e Tecnológica criada no primeiro Governo de Dilma Rousseff no ano de 2011. Fica estabelecido como problema de pesquisa a relação do Pronatec com os compromissos assumidos pelo governo no período de 2011 a 2014, no que se refere à qualificação visando a inserção no mercado de trabalho e a futura emancipação social do jovem. Para tanto, contextualizam-se as políticas do período nacional internacionalmente e são apresentados índices que antecedem e sucedem o período de 2011 a 2014 a partir de Sínteses dos Indicadores Sociais do IBGE (2012, 2015, 2016, 2017, 2018, 2019 e 2021) e dos Cadernos de Estudos Desenvolvimento Social em Debate de número 19, 24 e 27 desenvolvidos pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome. Ao longo dos anos, o Brasil é marcado por avanços e retrocessos nas garantias de direitos trabalhistas e pela disparidade na oferta da escolarização, em especial, a Educação Profissional e Tecnológica oferecida aos jovens de famílias de classes de baixa renda e que essa dinâmica tem influência direta nas colocações no mercado de trabalho formal.
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    As políticas de acesso e permanência na educação superior: a busca da igualdade de resultados
    (2016) GISI, Maria Lourdes; PEGORINI, Diana Gurgel
    Este texto tem como objeto de estudo as políticas de acesso e a evasão na educação superior. Busca analisar os avanços relacionados à ampliação do acesso a esse nível de ensino e a permanência dos estudantes. A evasão é uma problemática que tem se agravado por razões tanto de ordem econômica como aquelas decorrentes da própria instituição. Em relação à instituição, existem as expectativas não atendidas dos estudantes, o modo como se realiza a integração no mundo acadêmico e as condições relacionadas ao processo pedagógico. Discute-se o papel das instituições de ensino no que se refere à implementação de ações que possam contribuir para diminuir a evasão a partir da concepção da igualdade dos resultados, portanto do acesso, permanência e conclusão da educação superior. Trata-se de um estudo que contempla uma análise documental, com base em documentos oficiais, legislação vigente e dados de organismos nacionais e internacionais. Contempla o contexto da educação superior e a efetividade das políticas em relação às iniciativas governamentais que se relacionam com as possibilidades de ampliar o acesso e favorecer a permanência na educação superior. Na sequência, analisa-se a educação superior na perspectiva da justiça social, de modo a diminuir as disparidades existentes.

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ISSN 1518-6385

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