Navegando por Autor "GIRALDI, Luciana Ponce Bellido"
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- ItemApresentação(2017) SIGOLO, Silvia Regina Ricco Lucato; GIRALDI, Luciana Ponce BellidoEste número apresenta o dossiê temático: Processo de escolarização, famílias e diversidade, organizado pelo Grupode Estudos e Pesquisa “Desenvolvimento e Educação no Contexto da Família e da Escola” (GPDEFE), da Universidade Estadual Paulista (UNESP).
- ItemApresentação Dossiê: Processo de escolarização, famílias e diversidade(2017) SIGOLO, Silvia Regina Ricco Lucato; GIRALDI, Luciana Ponce BellidoEste número apresenta o dossiê temático: Processo de escolarização, famílias e diversidade, organizado pelo Grupode Estudos e Pesquisa “Desenvolvimento e Educação no Contexto da Família e da Escola” (GPDEFE), da Universidade Estadual Paulista (UNESP). Os autores deste dossiê propõem discussões ancoradas em teorias e pesquisas com fundamento em diferentes áreas, tais como a pedagogia, a psicologia e a sociologia, as quais compreendem a escola em interação com outros ambientes e dentro das pertenças atuais que permeiam e acrescentam à organização do campo educacional no Brasil, na Espanha e em Portugal.
- ItemAs trajetórias escolares: percepções de crianças-alunos e professoras(2017) GIRALDI, Luciana Ponce BellidoPode-se dizer que há dois eixos centrais que perpassam o conceito de infância. O primeiro é a socialização, atrelada principalmente às instituições sociais, como a escola e a família, em que adultos ensinam maneiras de ser e agir em sociedade para a manutenção e coesão da mesma. E, o segundo, é a individualização, na qual a criança é um sujeito de direitos e um protagonista social.
- ItemAs trajetórias escolares: percepções de crianças/alunos e professoras(2017) GIRALDI, Luciana Ponce BellidoPode-se dizer que há dois eixos centrais que perpassam o conceito de infância. O primeiro é a socialização, atrelada principalmente às instituições sociais, como a escola e a família, em que adultos ensinam maneiras de ser e agir em sociedade para a manutenção e coesão da mesma. E, o segundo, é a individualização, na qual a criança é um sujeito de direitos e um protagonista social. Permeados pela socialização e individualização, entender as percepções que crianças/alunos podem formular sobre o próprio processo escolar se tornou um eixo de fundamental importância para a compreensão de trajetórias escolares. De tal modo, o objetivo deste texto consistiu em apreender a percepção de duas crianças/alunos sobre as experiências e desempenhos escolares apresentados por eles no decorrer de parte do Ensino Fundamental I e relacionar tais percepções a de professores que ministraram aulas para eles. Trata-se de uma pesquisa de mestrado e doutoramento que acompanhou em 2009, 2011 e 2012 - no 2º, 4º e 5º ano, uma menina e um menino, com sete a dez anos de idade, que foram indicados no 2º ano pela professora responsável pela turma deles como estudantes que apresentavam desempenhos medianos. Configurou-se como um estudo longitudinal qualitativo que utilizou como instrumento de coleta de dados a análise de documentos escolares, observações de aulas e entrevistas com professores e alunos (neste caso foram empregadas estratégias lúdicas). Além disso, os estudantes também responderam a um questionário e produziram um texto autobiográfico para relatar as experiências que mantinham com a escola. Foi possível concluir que os dois alunos expuseram suas percepções sobre os desempenhos escolares e experiências vivenciadas no contexto escolar desde o 2º ano de escolarização, as quais nem sempre corroboraram com indicações dadas por professores. Os dois alunos/crianças demonstraram preocupações com a possibilidade de acesso a determinadas escolas, em detrimento de outras, na sequência do processo de escolarização.
- ItemOlhares infantis: o baixo desempenho acadêmico, a escola e a família(2017) MOREIRA-MALAGOLLI, Gabriela Maffei; MARCONDES, Keila Hellen Barbato; GIRALDI, Luciana Ponce BellidoApreender as percepções das crianças é um desafio para familiares, professores e pesquisadores. Cientes disso, este artigo foi o resultado de três pesquisas desenvolvidas nos anos de 2006 e 2010 e tem como objetivo apropriar-se de discursos de crianças/alunos da 4º série/5º ano do Ensino Fundamental para compreender como concebiam e vivencivam situações de baixo desempenho escolar. A partir da Perspectiva Bioecológica do Desenvolvimento Humano, foram organizadas entrevistas semi-estruturadas com crianças. Os resultados apontaram que as crianças que participaram dos três estudos entendiam a família enquanto ponto de apoio, suporte e afeto. Reconheceram a figura da professora, destacando o relacionamento afetivo que possuiam com ela. Além disso, também revelaram sentirem-se culpadas por suas dificuldades de aprendizagem, manifestando angústia e tristeza. É preciso atentar para a trajetória escolar da criança, para impedir que ela chegue no 5º ano com defasagens ou mesmo que adquira a concepção de que o percurso da escolarização é penoso.
- ItemOlhares infantis: o baixo desempenho acadêmico, a escola e a família(2017) MOREIRA-MALAGOLLI, Gabriela Maffei; MARCONDES, Keila Hellen Barbato; GIRALDI, Luciana Ponce BellidoApreender as percepções das crianças é um desafio para familiares, professores e pesquisadores. Cientes disso, este artigo foi o resultado de três pesquisas desenvolvidas nos anos de 2006 e 2010 e tem como objetivo apropriar-se de discursos de crianças/alunos da 4º série/5º ano do Ensino Fundamental para compreender como concebiam e vivencivam situações de baixo desempenho escolar.