Logo da Base
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
Logo da Base
  • Base de Dados
  • Toda a Edubase
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "GERONIMO, Rafael Rix"

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    Parâmetros Curriculares Nacionais e Base Nacional Comum Curricular: uma comparação a partir da disciplina matemática
    (2021) GERONIMO, Rafael Rix; GATTI, Daniel Couto; BARBOSA, Lucas Diego Antunes
    Esse artigo se propôs a comparar os Parâmetros Curriculares Nacionais e a Base Nacional Comum Curricular, observando a parte dedicada a disciplina de matemática, para responder às questões: o que foi atualizado entre um documento curricular e outro? Quais as diferenças e semelhanças entre os dois? Para tentar respondê-las realizamos uma pesquisa bibliográfica contextualizando a criação de documentos curriculares nos últimos 50 anos e realizamos uma comparação entre os dois documentos. Como resultados, percebemos que tanto a BNCC quanto os PCN foram documentos construídos sem a participação de professores e pesquisadores, sem considerar as contribuições que poderiam trazer para esses debates e de que a BNCC previu a criação de currículos estaduais e municipais complementando-a. Ainda assim, os PCN tinham a propósito de fornecer elementos para ampliar o debate dos professores, enquanto a BNCC apresentaum outro de caráter normativo. Nos pareceu ainda ter sido destacada a álgebra na BNCC, visto que se tornou umaunidade temática e o estudo de funções se tornou obrigatório no ensino fundamental.

Logo Edubase e SBU


ISSN 1518-6385

Rua Sérgio Buarque de Holanda, 421
Cidade Universitária Zeferino Vaz
Distrito de Barão Geraldo
13083-859 - Campinas - SP - Brasil
Telefone: (19) 3521-6729

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão