Navegando por Autor "GEHLEN, Simoni Tormöhlen"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemApresentação do Dossiê "Paulo Freire: olhares sobre a formação docente"(2021) BASTOS, Ana Paula Solino; GEHLEN, Simoni TormöhlenNo ano de 2021, Paulo Freire, educador nordestino e pernambucano, completaria 100 anos de vida e história. Éinegável que seu legado tem contribuído significativamente para fomentar e fortalecer debates no âmbito político, social, econômico e, sobretudo, no contexto da educação pública brasileira, a qual, historicamente, vem sofrendo severas crises com a precariedade da formação docente, com a falta de investimentos públicos nas escolas e imposições de políticas educacionais neoliberais. No cenário das universidades públicas, há o enfrentamento dos cortes de verbas, ataques às pesquisas e ao conhecimento científico. Tudo isso foi profundamente agravado com a pandemia da Covid-19.
- ItemAs relações teórico-metodológicas entre Freire e Dussel e suas contribuições para uma práxis axiológico-transformadora(2022) SANTOS, Jefferson da Silva; GEHLEN, Simoni TormöhlenAutores como Paulo Freire e Enrique Dussel têm sido utilizados em estudos que abordam a questão dos valores necessários a uma educação libertadora. Nesse contexto, o presente estudo objetivou caracterizar a práxis axiológico-transformadora da educação ético-crítica. Para isso, foi realizado um estudo teórico que tem como referência três pontos de discussão: i) as relações teórico-metodológicas entre a pedagogia libertadora freireana e a filosofia da libertação dusseliana|| ii) as contribuições da Investigação Temática para o desenvolvimento de um Projeto Pedagógico Libertador|| iii) as perspectivas axiológicas a partir das relações entre a pedagogia e a filosofia da libertação. Essa articulação permitiu uma compreensão sobre a importância dos valores da cultura popular no desenvolvimento de um processo educativo ético-crítico.