Navegando por Autor "GATTI, Daniel Couto"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemParâmetros Curriculares Nacionais e Base Nacional Comum Curricular: uma comparação a partir da disciplina matemática(2021) GERONIMO, Rafael Rix; GATTI, Daniel Couto; BARBOSA, Lucas Diego AntunesEsse artigo se propôs a comparar os Parâmetros Curriculares Nacionais e a Base Nacional Comum Curricular, observando a parte dedicada a disciplina de matemática, para responder às questões: o que foi atualizado entre um documento curricular e outro? Quais as diferenças e semelhanças entre os dois? Para tentar respondê-las realizamos uma pesquisa bibliográfica contextualizando a criação de documentos curriculares nos últimos 50 anos e realizamos uma comparação entre os dois documentos. Como resultados, percebemos que tanto a BNCC quanto os PCN foram documentos construídos sem a participação de professores e pesquisadores, sem considerar as contribuições que poderiam trazer para esses debates e de que a BNCC previu a criação de currículos estaduais e municipais complementando-a. Ainda assim, os PCN tinham a propósito de fornecer elementos para ampliar o debate dos professores, enquanto a BNCC apresentaum outro de caráter normativo. Nos pareceu ainda ter sido destacada a álgebra na BNCC, visto que se tornou umaunidade temática e o estudo de funções se tornou obrigatório no ensino fundamental.