Logo da Base
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
Logo da Base
  • Base de Dados
  • Toda a Edubase
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "GARLET, Francieli Regina"

Agora exibindo 1 - 3 de 3
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    APROPRI[AÇÕES]: das fagulhas acionadas por encontros com imagens fílmicas, escritas e docências...
    (2021) CARDONETTI, Vivien Kelling; GARLET, Francieli Regina; OLIVEIRA, Marilda Oliveira de
    Este artigo buscou experimentar diferentes fluxos de pensamentos em relação à docência, a partir de dois movimentos que se entrecruzaram: o primeiro referente às materialidades (escritas e imagens) produzidas em uma experiência educativa, no processo de apropriação de três imagens fílmicas que não propriamente diziam de docência e educação; e o segundo relativo à ação de apropriação empreendida na escrita desse artigo quando em contato com essas materialidades. A perspectiva cartográfica de investigação impeliu as autoras a investir em linhas transversais traçadas junto a problemática: como movimentos de apropriação podem conferir à docência e a educação outras possibilidades de existência?
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    Para disparar leituras e escritas, para pensar na pesquisa e na docência: experimentando um espaço da pós-graduação em educação
    (2016) DALMASO, Alice Copetti; GARLET, Francieli Regina; OLIVEIRA, Marilda Oliveira de
    These writings aim to present an account – and are intended as a report – about an experimentation produced in a postgraduate formative space, a doctorate in Education. Some short stories by Mozambican writer Mia Couto were used as triggers so that, through their readings, writings and thoughts on teaching could be produced. The encounter with some authors about difference's thought, such as Deleuze, Larrosa and Levy, and with the colleagues’ production, makes us think the place of research, in relation to what can be discussed as researching, not so much bylimiting it to protocols but as a space of experimentation and a way of thinking our places of teaching, of creating other relations with language and life. To essay ourselves, to essay teaching and research as experience for establishing another relation with the self and the world.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    Processos de criação com imagens na educação das artes visuais
    (2022) GARLET, Francieli Regina; CARDONETTI, Vivien Kelling; OLIVEIRA, Marilda Oliveira de
    Este artigo busca pensar a potência das imagens enquanto campo de experimentação e de criação em educação, junto às filosofias da diferença, aos movimentos transversais acionados por uma estratégia investigativa cartográfica e à problemática: o que podem as imagens em meio ao traçado de planos de imanência e de composição? Este trabalho problematiza as experiências educativas e investigativas que as autoras têm vivenciado junto à graduação e à pós-graduação, mobilizando uma delas especificamente para operar enquanto materialidade deste texto. Tal experimentação, produzida em uma aula, com uma turma de Licenciatura em Artes Visuais de uma universidade do Sul do Brasil, é operada de modo a explicitar algumas maquinarias que movimentaram o grupo nessa produção, assim como outras surgidas também durante a escrita do artigo por três pares de mãos. Sem a intenção de ilustrar e prescrever modos de relação com as imagens, e tomando a imagem por sua potência plural, desprendida de um sentido representativo e de uma única forma de relação, busca-se produzir aberturas para (im)possíveis vias de criação com as imagens em educação, deixando, também, alguns fios soltos, enquanto isca para outras possibilidades que possam ainda funcionar com elas. Fios que dizem aquilo que não foi possível capturar em imagens e escritas, névoas que se ergueram na composição produzida e que seguem, portanto, em potência, à espera de outros encontros.

Logo Edubase e SBU


ISSN 1518-6385

Rua Sérgio Buarque de Holanda, 421
Cidade Universitária Zeferino Vaz
Distrito de Barão Geraldo
13083-859 - Campinas - SP - Brasil
Telefone: (19) 3521-6729

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão