Logo da Base
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
Logo da Base
  • Base de Dados
  • Toda a Edubase
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "GARCIA, Alexandra"

Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    Os Coletivos Docentes entre Cartas, Currículos e Saberes
    (2025) RODRIGUES, Allan de Carvalho; GARCIA, Alexandra
    O texto parte da tese de doutoramento inscrita na relação pesquisa-extensão. Assume o projeto de extensão café com currículo na qualidade de espaçotempofértil para pensar o processo de produção de saberes docentes e o campo dos coletivos docentes da América Latina para tecer modos de pensar os processos formativos e os currículos criados por esses espaços. O objetivo principal da pesquisa foi de investigar, com base no projeto de extensão Café com Currículo – UERJ e com o Coletivo da Argentina, os saberes docentes e os currículos que são produzidos nesses espaços. Em um segundo momento, compreender os movimentos semelhantes entre esses grupos. Sendo assim, tem como premissa deslocar e (re)pensar processos formativos e práticas educativas narradas nesses espaços, tendo como princípios a dialogicidade, a horizontalidade, o coletivo e os encontros, conceitos que foram fundamentais para o desenvolvimento do trabalho da tese, que percorre a defesa da ideia de espaço coletivo como espaço comum e de multidão. A pesquisa defendeu os saberes docentes que circulam nesses coletivos, a partir de cartas, conversas e narrativas como princípio metodológico, aliado ao método da Cartografia. Por fim, as considerações provisórias da pesquisa apontam que é preciso considerarmos os coletivos investigados como fios crescentes e que permitem que possamos fazer uma outra leitura sobre escolas, formações e currículos
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    Processos de produção de identidades profissionais: narrativas de trajetórias de docentes com deficiência no ensino superior
    (2020) COSTA, Vanderlei Balbino da; GARCIA, Alexandra
    A pesquisa resulta da investigação realizada no estágio pós-doutoral na UERJ, no ano de 2020. A questão foi: Como os docentes com deficiência vem (re)construindo suas identidades no ensino superior? Objetivos: Compreender como os docentes com deficiência vem produzindo sua identidade profissional no ensino superior; Analisar se os programas de formação inicial e permanente tem contribuído para que os docentes com deficiência possam produzir suas identidades; Avaliar as razões políticas, pelas quais, os docentes com deficiência encontram dificuldades para produzir suas identidades na universidade.

Logo Edubase e SBU


ISSN 1518-6385

Rua Sérgio Buarque de Holanda, 421
Cidade Universitária Zeferino Vaz
Distrito de Barão Geraldo
13083-859 - Campinas - SP - Brasil
Telefone: (19) 3521-6729

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão