Logo da Base
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
Logo da Base
  • Base de Dados
  • Toda a Edubase
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "GAMA, Carolina Nozella"

Agora exibindo 1 - 4 de 4
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    A pedagogia histórico-crítica no quadro das ideias pedagógicas contra-hegemônicas
    (2022) GAMA, Carolina Nozella; ALBUQUERQUE, Joelma de Oliveira; TAFFAREL, Celi Nelza Zülke
    Este artigo objetiva apontar as contribuições da Pedagogia Histórico-Crítica, no quadro das ideias pedagógicas contra-hegemônicas, orientando a compreensão do fenômeno educativo, contribuindo com a alteração da prática pedagógica, no sentido de articulá-la aos interesses da classe trabalhadora. Considerando a pertinência das elaborações desenvolvidas coletivamente acerca da PHC, que vão desde a realização de eventos, cursos e disciplinas, livros, artigos, teses e dissertações, indicamos a necessidade de balanços da produção do conhecimento, que adentrem na análise do conteúdo destas produções, indicando avanços e possíveis lacunas a serem coletivamente assumidas.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    Bases epistemológicas da educação do campo: projeto histórico e teoria pedagógica em disputa
    (2022) ALBUQUERQUE, Joelma de Oliveira; TAFFAREL, Celi Nelza Zülke; GAMA, Carolina Nozella
    Discutir a Educação do Campo criticamente perpassa pelo estudo de suas bases filosóficas e epistemológicas. Nesta perspectiva, esse artigo objetiva discutir os aspectos filosóficos e epistemológicos da Educação do Campo no bojo das tendências pedagógicas contra-hegemônicas contemporâneas. Para tanto, recuperou-se o balanço da produção do conhecimento sobre a Educação do Campo, atualizando-o. Constatou-se a hegemonia dos estudos que utilizam a expressão Educação do Campo em detrimento ao uso do termo Educação Rural, sinalizando a necessidade de novos estudos sistemáticos. Afinal, a adoção do termo não indica, necessariamente, o comprometimento com o campo pedagógico crítico.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    Bases epistemológicas da educação do campo: projeto histórico e teoria pedagógica em disputa
    (2022) ALBUQUERQUE, Joelma de Oliveira; TAFFAREL, Celi Nelza Zülke; GAMA, Carolina Nozella
    Discutir a Educação do Campo criticamente perpassa pelo estudo de suas bases filosóficas e epistemológicas. Nesta perspectiva, esse artigo objetiva discutir os aspectos filosóficos e epistemológicos da Educação do Campo no bojo das tendências pedagógicas contra-hegemônicas contemporâneas. Para tanto, recuperou-se o balanço da produção do conhecimento sobre a Educação do Campo, atualizando-o. Constatou-se a hegemonia dos estudos que utilizam a expressão Educação do Campo em detrimento ao uso do termo Educação Rural, sinalizando a necessidade de novos estudos sistemáticos. Afinal, a adoção do termo não indica, necessariamente, o comprometimento com o campo pedagógico crítico.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    Editorial
    (2020) GAMA, Carolina Nozella; MELO , Kátia Maria Silva de; SALES, Mônica Patrícia da Silva
    Trata-se do editorial do número comemorativo, Pedagogia no Brasil, 80 anos. O mesmo está organizado em três momentos, a saber: discussão da importância de tematizar os 80 anos do Curso de Pedagogia no cenário atual; abordagem da contribuição da ANFOPE para a constituição da política de formação docente, relacionando-a ao curso de Pedagogia; apresentação dos artigos que compõem o dossiê.

Logo Edubase e SBU


ISSN 1518-6385

Rua Sérgio Buarque de Holanda, 421
Cidade Universitária Zeferino Vaz
Distrito de Barão Geraldo
13083-859 - Campinas - SP - Brasil
Telefone: (19) 3521-6729

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão