Navegando por Autor "GALIAN, Cláudia Valentina Assumpção"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemEntre reformas curriculares e práticas pedagógicas: Ursula Hoadley e a “pedagogia na pobreza”(2021) GALIAN, Cláudia Valentina Assumpção; CARVALHO, Maurício Braz deNesta entrevista, Ursula Hoadley, docente e pesquisadora da Universidade da Cidade do Cabo, África do Sul, discute algumas das ideias que desenvolve em seu livro Pedagogia na pobreza: lições de vinte anos de reformas curriculares na África do Sul, bem como salienta a potência explicativa da teoria de Basil Bernstein, sua principal referência nesta e em outras investigações no contexto sul-africano. A entrevistada comenta seus principais achados nessa pesquisa, que possibilitou descrever e analisar práticas docentes desenvolvidas por professoras dos anos iniciais do Ensino Fundamental, frente a um movimento de vinte anos de reformas curriculares, no contexto anterior e posterior ao apartheid. Suas reflexões não perdem de vista as especificidades de seu país, mas situam as reformas curriculares estudadas no cenário mais amplo de mudanças em países em desenvolvimento, o que as torna especialmente interessantes para os debates sobre o currículo da educação básica no Brasil.
- ItemReflexões pós-pandemia em um mundo em transformação(2022) SOFIATO, Cássia Geciauskas; GALIAN, Cláudia Valentina Assumpção; GOMES, Elias Evangelista; FIALHO, Lia Machado Fiuza; SETTON, Maria da Graça Jacintho