Navegando por Autor "GABRIEL, G. de L"
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- ItemA mimese da formação continuada configuração e refiguração da identidade narrativa docente em grupos-referência(2022) GABRIEL, G. de LObjetivou-serefletir sobre as influências dos grupos-referência na formação e atuação docente. Realizou-sea pesquisa-formação com professoras da educação básica no Norte do país durante uma pesquisa dedoutorado(GABRIEL, 2008). A discussão centrou-sena mimese da formação continuada, metodologia originada do trabalho fundamentado na abordagem (auto)biográfica, com o referencial teórico: Pineau, Nóvoa, Josso, Passeggi,dentre outros,e na hermenêutica de Ricoeur. A narrativa autobiográfica e o relato de experiências bem-sucedidas possibilitaram a configuração e refiguração da identidade docente, ao propiciar o reconhecimento da prática educativa em diferentes espaços e tempos. A re-narração de si oportunizoureafirmar/reconhecer os saberes da docência, a elaboração de conhecimentos, a identificação dos fatores intervenientes do próprio sistema escolar que limitam ou favorecem o alcance dos objetivos pedagógicos e, sobretudo, modular o poder de agir diante das experiências desafiadoras do grupo profissional e contexto escolar pelo domínio de sentido de suas práticas educativas.
- ItemA mimese da formação continuada configuração e refiguração da identidade narrativa docente em grupos-referência(2022) GABRIEL, G. de LObjetivou-serefletir sobre as influências dos grupos-referência na formação e atuação docente. Realizou-sea pesquisa-formação com professoras da educação básica no Norte do país durante uma pesquisa dedoutorado(GABRIEL, 2008). A discussão centrou-sena mimese da formação continuada, metodologia originada do trabalho fundamentado na abordagem (auto)biográfica, com o referencial teórico: Pineau, Nóvoa, Josso, Passeggi,dentre outros,e na hermenêutica de Ricoeur. A narrativa autobiográfica e o relato de experiências bem-sucedidas possibilitaram a configuração e refiguração da identidade docente, ao propiciar o reconhecimento da prática educativa em diferentes espaços e tempos. A re-narração de si oportunizoureafirmar/reconhecer os saberes da docência, a elaboração de conhecimentos, a identificação dos fatores intervenientes do próprio sistema escolar que limitam ou favorecem o alcance dos objetivos pedagógicos e, sobretudo, modular o poder de agir diante das experiências desafiadoras do grupo profissional e contexto escolar pelo domínio de sentido de suas práticas educativas.