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Navegando por Autor "FURTADO, Maria Gabriela de Figueiredo"

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    Reflexões sobre as relações étnico-raciais e o ensino de matemática
    (2023) FURTADO, Maria Gabriela de Figueiredo; MONTEIRO, Carlos Eduardo Ferreira
    As relações étnico-raciais é um tema complexo que envolve diferentes aspectos, entre os quais incluem-se aqueles vinculados aos processos educacionais. Nesse sentido, a escola pode constituir-se num importante espaço de aprendizagens a partir de reflexões e ações que valorizem à diversidade cultural, bem como proporcione a desconstrução de discursos e práticas educativas que silenciam ou estereotipam pessoas de diferentes origens étnicas e culturais. No Brasil aLei 10639/03 determina o ensino de conteúdos referentes à História e Cultura Afro-Brasileira no âmbito de todo o currículo escolar, incluindo a área dematemática. Este artigo apresenta aspectos de uma pesquisa de mestrado acadêmico em andamento, a qualobjetiva analisar as possíveis articulações entre o ensino de Matemática e as relações étnico-raciais nos anos finais do Ensino Fundamental. Nossas reflexões enfocam asnecessidades de efetivação plena daLei 10639/03, bem como as possibilidades de abordagens de perspectivas como a etnomatemática, a afroetnomatemática e a educação antirracista.Analisaram-se aspectos da Base Nacional Comum Curricular (BNCC)que não explicita como se deveria ser efetivada a Lei 10639/03, apesar demencionara legislação vigente e apresentar algumas possibilidadesdeabordagem dos conteúdos e conhecimentos da matriz africana, dos povos indígenas e afro-brasileiros. Identificou-se que as diretrizes da BNCC contemplam a temática apenas para seguir determinações jurídicas e que mesmo com a possibilidade de sua abordagem em alguns conteúdos curriculares, faz-se necessário a elaboração e realização de propostas educativas que promova uma educação antirracista e que aprofunde a temática, para não serem apenas conteúdos transversais e integradores

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